Ex-vereador de São Bento foragido há 12 anos é preso pela Polícia Federal por esquema de tráfico de drogas
Por Assessoria PF Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Após mais de uma década foragido, um ex-vereador do município de São Bento foi capturado nesse sábado (14) em uma operação coordenada entre a Polícia Militar e a Polícia Federal. A prisão foi resultado de um monitoramento persistente do setor de inteligência da Polícia Federal, executada em solo por unidades de elite da PM paraibana.
O alvo era o único dos 50 investigados da Operação Passaguá, deflagrada pela PF em 2014 para desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas que operava em oito estados brasileiros.
A ação mobilizou o Comando de Operações Policiais Especiais (COPE), equipes do GEOSAC e o Grupamento de Operações Aéreas (GOA), sob a supervisão direta do comando do 12º BPM. O cerco estratégico impediu qualquer nova tentativa de fuga do ex-parlamentar, que estava foragido há 12 anos.
A Operação Passaguá, que teve ramificações em João Pessoa, Patos e São Bento, é um marco no combate ao crime organizado na Paraíba.
A prisão é resultado de trabalho integrado de inteligência e ações de campo realizadas no âmbito da FICCO/PB, que reúne forças de segurança estaduais e federais. A operação contou com equipes especializadas da Polícia Militar da Paraíba, por meio do Comando de Operações Policiais Especiais, incluindo o GEOSAC, além do apoio do Grupamento de Operações Aéreas.
O detido foi conduzido à delegacia para o cumprimento formal do mandado e os procedimentos de custódia. Com esta prisão, as autoridades encerram um ciclo de buscas que se estendia desde a primeira fase da ofensiva federal.A FICCO/PB é composta por representantes da Polícia Federal, Polícia Militar da Paraíba, Polícia Civil, Polícia Penal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba. O grupo atua de forma integrada na prevenção e repressão qualificada ao crime organizado.
As forças de segurança destacaram que a ação reforça o compromisso permanente das instituições com a segurança pública e a efetividade do sistema de justiça criminal.