OPERAÇÃO PARABELLUM: Polícia Civil de Patos vai ao Rio de Janeiro e prende integrantes de organização criminosa
Por Assessoria Polícia Civil Quarta-Feira, 24 de Dezembro de 2025
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), vinculada à 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC), com apoio da Unintelpol, em ação integrada com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, deu cumprimento a dois mandados de prisão preventiva na cidade de Duque de Caxias/RJ, no âmbito das diligências da Operação Parabellum. Um equipe da Polícia Civil da Paraíba se deslocou até a capital fluminense para realizar o cumprimento dos mandados.
A operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa com atuação no Sertão da Paraíba, voltada à prática de homicídios, além de envolvimento com lavagem de capitais e apoio logístico a ações criminosas.
Os presos são uma mulher de 59 anos e um homem de 22 anos, que possuem vínculo familiar e integram o núcleo financeiro e logístico da organização criminosa que atua na região do município de Patos.

Os dois investigados são, respectivamente, mãe e irmão da líder da organização criminosa, que também já se encontra presa, após a primeira fase da Operação Parabellum, que aconteceu nessa terça-feira (24).
As investigações apontam que ambos atuavam de forma direta na movimentação de recursos ilícitos e no suporte às atividades do grupo criminoso.
Com essas duas prisões, a Operação Parabellum alcança a marca de 20 mandados de prisão preventiva cumpridos em apenas dois dias.
Ao todo, foram expedidos 31 mandados de prisão contra integrantes da organização criminosa, e a Polícia Civil da Paraíba ressalta que todos os alvos serão localizados e presos, reafirmando o compromisso institucional no enfrentamento à criminalidade organizada e à violência no Estado.
O delegado Diego Passos deu mais detalhes.[