Compartilhe

IML não conclui se tio chegou vivo ou morto a banco no Rio

Por G1    Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024


laudo de exame de necropsia do idoso Paulo Roberto Braga, obtido pela TV Globo nesta quarta-feira (17), afirmou não ser possível determinar se o idoso morreu antes ou depois de chegar ao banco – para onde foi levado de cadeira de rodas para sacar um empréstimo, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

O perito do Instituto Médico Legal (IML) afirma que o óbito pode ter ocorrido entre 11h30 e 14h30, mas que ele não tem elementos seguros para dizer, do ponto de vista técnico e científico, que a vítima morreu no trajeto para a agência.

A defesa de Érika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo e presa por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver, alega que ele morreu após chegar no banco.

A advogada diz que Érika não sabia que o tio estava morto na cadeira de rodas quando tentava sacar um empréstimo de R$ 17 mil.

Imagens de segurança apontam que os dois entram no shopping ao lado da agência minutos depois das 14h, com o idoso sem se mexer, na cadeira de rodas.

Um vídeo gravado por funcionários do banco (veja acima) mostra Paulo completamente imóvel e pálido enquanto a sobrinha conversa com ele – sempre sem resposta – e tenta fazer com que assine o documento para retirar o dinheiro.

A defesa afirma ainda que ela tem problemas psicológicos e que poderia estar em surto.

 

Causas da morte

 

O exame do IML afirmou que a morte foi causada por broncoaspiração de conteúdo estomacal e falência cardíaca, compatível com a de um homem previamente doente.

Os peritos aguardam ainda resultados de exames toxicológicos para determinar se houve algum fator externo envolvido na morte, como alguma droga ingerida por Paulo – o que pode ser indício de homicídio.

O delegado Fábio Luis, titular da 34ª DP, afirmou que livores cadavéricos encontrados no corpo indicam que Paulo não teria morrido sentado. Livores são acúmulos de sangue decorrentes da interrupção da circulação que, no caso dele, se acumularam na nuca, indicando que ele deve ter ido a óbito deitado.

Ainda segundo ele, se Paulo tivesse morrido no banco, haveria livores nas pernas, já que ele estava na cadeira de rodas. Mas a perícia inicial não encontrou manchas nos membros inferiores.

A polícia analisa vários vídeos que mostram o trajeto do idoso e da sobrinha até a agência. Em um deles, é possível ver Erika e o motorista de um aplicativo desembarcando o idoso do carro no estacionamento do shopping onde é localizada a agência. O motorista já foi ouvido na delegacia.

Para a polícia, as imagens são mais um indício de que Paulo já estava morto quando foi levado à agência.

Imagens de câmeras de segurança da entrada da agência bancária também mostram o idoso chegando empurrado em uma cadeira de rodas com a cabeça tombada para o lado.

A defesa da mulher que estava com Paulo contesta a versão da polícia e afirma que o idoso chegou vivo à agência.

Além de sustentar que Paulo chegou vivo à agência, a advogada Ana Carla de Souza Correa. afirma que a cliente tem um laudo psiquiátrico que foi apresentado na delegacia. “A senhora Érika faz um tratamento psicológico, toma remédios controlados. Fez tratamento bariátrica e precisa de tratamento psicológico”, disse.

Questionada se Érika pode não ter percebido que Paulo Roberto estava morto na agência bancária, ela disse: “Acredito que ela estava em surto naquele momento por causa dos medicamentos. Ela estava visivelmente alterada”

« Voltar

CRIME NA RUA

Jovem é esfaqueado em Matureia e morre a caminho do Hospital de Patos

AÇÃO RÁPIDA

PM recupera celulares roubados de loja em Patos nesta segunda

Veja também...

ELEIÇÕES 2024

TRE-PB disponibiliza assistente virtual da Justiça Eleitoral no WhatsApp

BRIGA GRANDE

Haddad diz que se desoneração for mantida poderá haver nova reforma da Previdência

NA PARAÍBA

Venda de álcool 70% líquido passa a ser proibida a partir de hoje na Paraíba