Compartilhe

Paraíba é estado do NE que mais reduziu índice de acidentes de trânsito com morte

Por G1 PB    Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018


A Paraíba foi o estado do Nordeste que mais reduziu o índice de acidentes com mortes no trânsito e o terceiro do país, ficando atrás, apenas, do Distrito Federal e do Acre. Os dados estão de acordo com um boletim estatístico divulgado pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, (DPVAT), nesta Semana Nacional de Trânsito, e referem-se aos acidentes já indenizados, ocorridos nos anos de 2016 e 2017.

Conforme o levantamento, em 2017 foram registrados e indenizados 608 acidentes fatais na Paraíba, enquanto que, em 2016, esse número foi de 779 casos, o que representa uma redução de 21,95%. No Distrito Federal, a redução foi de 35,08% e no Acre foi de 33,33%. No Brasil, os acidentes fatais indenizados registraram uma redução de 13%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O seguro DPVAT é um seguro de caráter social, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sem apuração de culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre. Além dos acidentes com morte, o DPVAT oferece coberturas para outras duas naturezas de danos: invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS).

 

Invalidez permanente

 

Com relação aos casos de invalidez permanente, estes representam a maioria dos acidentes indenizados no ano passado, na Paraíba. Foram 3.682 casos, em 2017, e 5.076, em 2016, o que corresponde a uma redução de 27,46%, a quarta maior taxa de redução do Nordeste. A primeira, a segunda e a terceira maior redução foram, respectivamente, em Alagoas (33,55%), no Ceará (28,60%) e no Rio Grande do Norte (28,21%).

 

DAMS

 

Já no que diz respeito ao reembolso de despesas médicas e hospitalares, foram registrados 333 casos na Paraíba, em 2017, e 425, em 2016, o equivalente a uma redução de 21,65% dos casos. Se comparada com outros estados do Nordeste, a Paraíba foi o estado que apesentou a segunda maior redução na região, ficando atrás do Piauí, cuja diminuição foi de 22,71%.

Todos estes dados são do boletim especial, que apresenta os números de acidentes ocorridos em 2017 e já indenizados até agosto de 2018. Como o prazo prescricional para a solicitação do benefício do seguro DPVAT é de até três anos, os dados devem sofrer alterações conforme as ocorrências são avisadas pelas vítimas e beneficiários.

« Voltar

TRÁGICO

Jovem morre durante teste físico do concurso da PM da Paraíba

LIVRE DA VACINA

Paraíba conquista reconhecimento nacional de área livre da febre aftosa sem vacinação

Veja também...

MEGASHOW

Madonna leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

Carol Muniz

Carol Muniz: musa baiana simpática e sensualíssima

REVOLTA

Marcos Braz fala em 'interferências' externas no VAR e diz que pretende dar sugestão