Empregada doméstica é presa por roubar mais de R$ 8 mil do patrão no Sertão

Por Emmanuela Cristine Leite Nunes Quinta-Feira, 25 de Setembro de 2025
Um padre foi assaltado na última quarta-feira (24), por volta das 6h40 da manhã. Padre Luiz, foi abordado por uma dupla quando chegava ao Mosteiro de São Bento, localizado em um dos lugares mais tradicionais e simbólicos da cidade – o Centro Histórico de João Pessoa. O religioso chegava para celebrar uma missa quando foi surpreendido por dois homens, na rua General Osório.
Em imagens registradas por câmeras de segurança do local é possível ver o momento em que o padre é abordado e empurrado pelos criminosos, que tomam seus pertences e a chave do veículo. O flagrante feito pelas imagens mostra os dois homem entrando no veículo um Jeep – modelo ‘Compas’. A dupla tenta fugir, mas o carro estanca próximo ao local.
O padre Luís, que possui mais de duas décadas como religioso, disse que os suspeitos não conseguiram roubar o carro. “Uma experiência triste e que nos deixa em profunda reflexão. Eles não me violentaram. Tentaram levar o carro, mas o veículo parou. Os assaltantes tentaram levar o veículo, mas não conseguiram… o veículo estancou ainda próximo ao local, creio eu, pela ação divina. “, relatou o padre.
Um boletim de ocorrência foi registrado pelo padre na delegacia para dar andamento a investigação. Diligências seguem na região para tentar identificar os suspeitos.
Confira a seguir o momento em que o crime ocorre:
O local faz parte de um completo de templos religiosos da Igreja Católica, datado de 1585 a construção da primeira Igreja de São Bento. A atual, do século XX, teve suas obras iniciadas em 1721, por Frei Cipriano da Conceição.
O mosteiro é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
A área recebe milhares de turistas todos os anos. O Conjunto formado pela igreja e pelo mosteiro foi construído sob invocação de Nossa Senhora do Monte Serrat, em estilo barroco beneditino (Nóbrega, 1982). A obra deste conjunto teve início quando da chegada dos beneditinos, aqui nesta cidade, quando ainda era a Capitania Real da Paraíba, por volta de 1590. Por sinal, foi um dos primeiros e principais locais para cultos religiosos que aqui se estabeleceu (CPCH, 1999). E, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba, este conjunto se encontra entre os monumentos mais importantes do país, no seu estilo e de sua época (Nóbrega, 1982). A construção do mosteiro data do século XVII, e da igreja, do século XVIII.
Com o encerramento das atividades beneditinas em João Pessoa, em 1921, devido a conflito com a jurisdição do 1º bispo da Paraíba, a igreja permaneceu fechada por vários anos. Atualmente, o conjunto vem passando por uma intensa recuperação que faz parte do Programa de Revitalização dos Centros Históricos.