Patos Moto Fest 2025 teve segurança e tranquilidade garantidas pela Polícia Militar

Por Assessoria Sábado, 16 de Agosto de 2025
A Câmara Municipal de Patos promoveu, nesta quarta-feira (13), uma audiência pública em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa partiu da presidente do Legislativo, vereadora Tide Eduardo (Republicanos), por meio de requerimento aprovado por unanimidade pelos parlamentares da Casa Juvenal Lúcio de Sousa.
O evento contou com a presença de vereadores, autoridades civis e militares, além de representantes da sociedade civil organizada. Entre os participantes, a secretária executiva da Mulher e Diversidade Humana, Jéssica Alexandre; a assistente social do CRAM, Juliana Almeida; a advogada Samara Oliveira, presidente do Conselho Municipal da Mulher; a advogada Drª Letícia Soares, presidente da Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher da OAB/Patos; o tenente-coronel Esaú, comandante do 3º BPM; Lúcia Romão, presidente da Associação Amigas Viva a Vida; Maria Joseny (Josa), presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que representou a Diocese de Patos, entre outras representações.
Primeira a usar a tribuna, a secretária Jéssica Alexandre fez um retrospecto do caso de Maria da Penha, que deu nome à lei de combate à violência doméstica no Brasil. Ela lembrou que a Lei 11.340 foi sancionada em 2006 e completou 19 anos no último dia 7 de agosto. “Celebramos aqui uma legislação que trouxe mecanismos importantes para coibir e prevenir a violência doméstica no país, e em Patos temos avançado na rede de proteção à mulher”, destacou.
A vereadora e médica Nadir Rodrigues, que não pôde estar presente, enviou um vídeo que foi exibido durante o evento. Em sua mensagem, reforçou o compromisso com a pauta: “Deixo aqui meus cumprimentos aos presentes, de forma muito especial à presidente Tide, por essa iniciativa. Reafirmo diante de todas vocês o nosso compromisso com esta luta”.
O tenente-coronel Esaú destacou a importância do treinamento constante dos policiais militares para identificar situações de violência durante as rondas policiais. Em sua fala, observou a necessidade da participação masculina nos debates. “Gostaria muito que a maioria do plenário hoje fosse de homens e não apenas de mulheres. É fundamental que os homens também se engajem nesse combate, principalmente na educação dentro de casa”, afirmou.
A advogada Samara Oliveira, presidente do Conselho da Mulher, fez um pronunciamento reflexivo. Ela parabenizou o vereador Ítalo Gomes (Republicanos) por ser o único homem com mandato presente e desabafou sobre as dificuldades enfrentadas em sua militância. “Tem dias que acordo pensando em largar tudo”, confessou, acrescentando que não almeja cargos públicos, mas defendeu mais investimentos. “São aprovados recursos para a secretaria da mulher, mas infelizmente não são aplicados”, lamentou.
Brenna Nóbrega (PSB) e Ítalo Gomes (Republicanos) também se pronunciaram e ressaltaram o trabalho da câmara em favor das mulheres. Ambos ressaltaram que a Câmara tem buscado fortalecer políticas públicas de enfrentamento à violência, reafirmando a importância da união entre Legislativo, Executivo e sociedade civil para garantir avanços.
Durante a audiência, a Casa Legislativa promoveu homenagens. Por iniciativa da vereadora Brenna Nóbrega, o Voto de Aplauso nº 484/2025 foi entregue ao comandante da ROTAM, Sargento Marcelo Nunes, em reconhecimento à operação que resultou na prisão do acusado de feminicídio da jovem Edna Alves de Medeiros, ocorrido em Patos. Já a vereadora Lúcia de Chica Motta foi autora do Voto de Aplauso nº 1.333/2025, destinado à secretária Jéssica Alexandre, pelo trabalho à frente da pasta da Mulher e Diversidade Humana.
Ao longo da sessão, também foram destacadas experiências de apoio às vítimas, relatos de superação e a importância do fortalecimento das redes de acolhimento. Representantes de entidades sociais reforçaram a necessidade de ampliar a conscientização sobre os canais de denúncia e os serviços disponíveis no município.
Encerrando os trabalhos, a presidente Tide Eduardo avaliou positivamente o evento e destacou que a programação do Agosto Lilás seguirá ao longo do mês. “Foi um momento oportuno, onde enfatizamos nossa luta enquanto mulheres e representantes da sociedade. Precisamos fortalecer esse trabalho de conscientização e manter a mobilização permanente em defesa da vida das mulheres”, afirmou.
Sobre o Agosto Lilás
O Agosto Lilás é uma campanha de conscientização dedicada ao combate à violência contra a mulher. Realizada ao longo do mês de agosto, tem como objetivo informar a sociedade sobre os diferentes tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, incentivar denúncias e promover ações educativas para prevenir e enfrentar esse problema, reforçando a importância do respeito, da igualdade e da proteção dos direitos das mulheres.