Exército suspende Operação Carro-Pipa em 14 cidades da Paraíba
Por Joaquim Neto - Click PB Sexta-Feira, 28 de Novembro de 2025
A Operação Carro-Pipa, realizada por meio de cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa, será suspensa em 14 municípios da Paraíba na primeira semana de dezembro. A informação foi detalhada pelo Exército Brasileiro por meio de nota à imprensa. Segundo o Exército Brasileiro, não haverá prejuízo para o abastecimento.
“A medida é necessária para o replanejamento dos Calendários de Distribuição de Água, etapa indispensável para a atualização dos
sistemas GPipa e GCDA, cujos procedimentos só podem ser executados no início de cada mês”, explicou o órgão na nota encaminhada ao ClickPB.
O processo de atualização foi iniciado em outubro deste ano e seguirá até que todos os dados dos demais 89 municípios atendidos pela Operação Carro Pipa sejam revisados.
“Não haverá desabastecimento, uma vez que as prefeituras locais manterão a distribuição de água durante o período de suspensão temporária da Operação”, disse o órgão na nota.
Retorno será gradativo
À medida que os replanejamentos forem concluídos, a distribuição pelo 1º Grupamento de Engenharia será retomada, gradualmente, ao longo da semana. Entre as atualizações previstas estão:
- Revisão dos dados populacionais informados pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDC) no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID);
- Contratação de pipeiros suplentes, visando ao reequilíbrio financeiro das carradas;
- Implantação de novos pontos de abastecimento.
Lista de cidades que a Operação Carro-Pipa será suspensa
Os municípios que terão a distribuição suspensa temporariamente são:
- Água Branca
- Aroeiras
- Catolé do Rocha
- Campina Grande
- Gurjão
- Monteiro
- Montadas
- Parari
- Pedra Lavrada
- Picuí
- Salgado de São Félix
- São Bento
- Tenório
- Sumé.
Confira íntegra da nota do Exército: