Câncer de próstata já matou 283 homens na Paraíba em 2025
Por Emmanuela Cristine Leite Nunes Segunda-Feira, 10 de Novembro de 2025
Novembro Azul é uma campanha voltada à saúde do homem, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata – doença que já matou 283 homens na Paraíba em 2025. Conforme dados obtidos pelo ClickPB, em contato com a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba (SES), 366 homens morreram em todo ano de 2024 e 354 no ano de 2023. A prevenção ainda continua sendo a única forma de evitar o pior com exames preventivos, como o PSA e o toque retal, que possibilitam o diagnóstico precoce e aumentam as chances de cura, a partir dos 50 anos – ou dos 45.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual de Saúde do Homem, reforça a iniciativa para que os homens procurem as Unidades de Saúde da Família (USF) e façam os exames necessários. O coordenador estadual da Saúde do Homem, Hélio Soares, destacou que, além das ações específicas da campanha, a SES vem, ao longo dos últimos anos, estimulando a implantação e a consolidação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem nos municípios.
Segundo ele, o trabalho inclui a qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) – que alcança 93,52% de cobertura em todo o estado – e o apoio aos gestores municipais na organização dos serviços e no fortalecimento do cuidado à população masculina. “Entre as principais estratégias estão a orientação dos profissionais, a busca ativa e a inserção dos homens nas ações de saúde promovidas pelos municípios”, ressaltou.
Hélio lembrou ainda que, durante o Novembro Azul, ocorrem as ações articuladas pela SES em parceria com as Gerências Regionais de Saúde, serviços e prefeituras municipais. “Buscamos estimular o autocuidado e a adoção de hábitos de vida saudáveis, além de fortalecer eixos da política como o da Paternidade e Cuidado, que incentiva o envolvimento do homem em todo o processo de planejamento reprodutivo, gestação, parto, puerpério e desenvolvimento infantil. Essa participação contribui para vínculos familiares mais fortes e saudáveis, e reforça o reconhecimento do homem também como sujeito de cuidado”, afirmou.
FORMAÇÃO
Programação – A SES, em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Promundo, realiza a formação “Introdução de Masculinidades, Paternidades e Pré-natal do Parceiro”, voltada aos trabalhadores do SUS das três Macrorregiões de Saúde. A abertura ocorre no dia 11 de novembro, das 8h30 às 11h30, no auditório da Funad, em João Pessoa. A Formação ocorrerá em Patos (12/11), Campina Grande (13/11) e João Pessoa (14/11), com 120 vagas por turma.
Com carga horária de 8 horas, a formação tem como objetivo qualificar profissionais da rede pública para o cuidado integral com a saúde do homem, abordando temas como paternidade ativa, prevenção de violências e acesso aos serviços de saúde.
No dia 18 de novembro, haverá uma ação no hall da SES com testes rápidos de HIV/Aids, hepatites e sífilis, aferição de pressão arterial e práticas integrativas, reforçando a importância da prevenção e do autocuidado entre os homens.