Divulgado resultado preliminar do concurso da Prefeitura de Patos
Por Patosonline Quinta-Feira, 9 de Outubro de 2025
O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) divulgou, entre esta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), o resultado preliminar das provas objetivas do concurso público da Prefeitura de Patos, que oferece vagas em diversas áreas do serviço público municipal.
Foram publicados os gabaritos definitivos, o resultado preliminar das provas objetivas e o espelho do cartão-resposta dos candidatos. Conforme o cronograma do certame, o prazo para que os participantes interponham recursos contra o resultado preliminar será válido desta quinta-feira (9) até sexta-feira (10). O resultado definitivo das provas objetivas está previsto para ser divulgado no dia 28 de outubro, após a análise dos recursos.
O resultado e demais informações podem ser consultadas pelos participantes no site oficial do IDECAN: www.idecan.org.br.
Três editais e ampla oferta de cargos
O concurso da Prefeitura de Patos está dividido em três editais, que contemplam diferentes áreas e níveis de escolaridade:
- Edital 01/2025: vagas para professores, profissionais da saúde (como médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais) e cargos técnicos, entre eles engenheiro civil, fiscal de obras, fiscal de defesa do consumidor e topógrafo.
- Edital 02/2025: oferta 10 vagas imediatas para Guarda Civil Municipal, além de formação de cadastro de reserva.
- Edital 03/2025: destina-se ao cargo de procurador municipal, com duas vagas disponíveis.
Concorrência e apontamentos dos candidatos
O cargo mais disputado do certame é o de Guarda Civil Municipal, com 277,1 candidatos por vaga, seguido pelo de fiscal de obras e urbanismo, que registrou 250,5 candidatos por vaga.
Por outro lado, algumas especialidades médicas, como mastologista, proctologista, radiologista e reumatologista, tiveram apenas um inscrito por vaga, o que torna a aprovação dependente apenas da obtenção da nota mínima exigida.
Após a divulgação do resultado preliminar, alguns candidatos relataram, nas redes sociais, divergências entre os gabaritos divulgados e as pontuações registradas, especialmente entre professores que participaram do concurso. Eles devem apresentar recursos administrativos junto ao IDECAN dentro do prazo estabelecido no cronograma.