Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Campanha contra aftosa começa neste 1º de maio, em Patos

Por Assessoria PMP   Quarta-Feira, 1 de Maio de 2019

Tem início amanhã, quarta-feira, 1º de maio, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2019. Devem ser imunizados todos os rebanhos bovinos no Estado. Desde 2014 a Paraíba é considerada um estado livre da febre aftosa com vacinação, e pleiteia ser considerada livre da febre sem a vacinação.

A vacinação ocorre anualmente em duas etapas, a primeira em maio e a segunda em novembro. Em Patos, o trabalho de sensibilização dos produtores é feita pela Defesa Agropecuária e conta com o apoio da Secretaria de Agricultura. O secretário de Agricultura do município, Júnior Guedes, deixa orientações para os criadores sobre a importância de manter atualizada a vacinação de seus rebanhos.

“Quero salientar a grande importância desta vacinação, pois se nós atingirmos o patamar de mais de 90% de rebanho vacinado, nosso estado poderá se elevar a Estado livre da febre aftosa sem vacinação. Então é muito importante vacinarmos nosso rebanho. Quero lembrar também que a dose que antes era de 5ml agora é de 2ml,” informou o secretário.

Vale salientar que a aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. Sendo a vacinação e a comprovação obrigatórias, estando previstas em legislação estadual. A não vacinação ou não comprovação implica em multa variando conforme o número de animais, além de impedimento de o produtor transportar seus animais para qualquer finalidade.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

ANINHAA CALIXXTO

Aninhaa Calixxto: Ela é a mais pura Gostosura!

Publicado em Quarta-Feira, 15 de Julho de 2026
Aninhaa Calixxto: Ela é a mais pura Gostosura!