Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Paraíba tem aumento de 207% nos casos de dengue no mês de março

Por Monica Melo - Click PB   Sexta-Feira, 5 de Abril de 2024

Paraíba teve um aumento de 207% nos casos de dengue, 83% para os casos de chikungunya e 132% para os casos de zika, isso se comparado com o mesmo período do ano passado. Esses dados foram apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) através do Boletim das Arboviroses do período de 24 a 30 de março. Foram 7.201, sendo 6.374 para dengue, 741 para chkungunya e 86 para zika. O órgão faz um alerta para que a população procure uma unidade de saúde ao sentir os primeiros sintomas.

De acordo com a técnica das arboviroses da SES da Paraíba, Carla Jaciara, em termos de porcentagem houve um aumento significativo de 207% para os casos de dengue, 83% para os casos de chikungunya e 132% para os casos de zika, isso se comparado com o mesmo período do ano passado. Ela destaca as ações que estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde para fortalecer o combate às arboviroses.

A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba vem elaborando e desenvolvendo ações voltadas especificamente ao controle da dengue, chikungunya e zika, como capacitações do manejo clínico, oficinas, instalação de armadilhas ovitrampas, reuniões virtuais, visitas técnicas aos municípios onde ocorreram óbitos ou que ainda estão com óbito em investigação, além da reestruturação da sala de situação onde são liberados informes diários sobre o cenário das arboviroses”, explicou.

Sobre os óbitos, a Paraíba apresenta três confirmados para dengue em Camalaú, Conde e Campina Grande, e dois para chikungunya, em Sapé e João Pessoa. Quatro óbitos seguem em investigação. Carla Jaciara destaca que os municípios precisam realizar as notificações de forma correta, e que, para isso, a Saúde vem realizando treinamentos e qualificações para os profissionais da atenção básica, para que saibam identificar e manejar acertadamente os casos suspeitos de arboviroses.

« Voltar

Veja também...

MAIS SAÚDE

SUS oferecerá exame genético para prevenir câncer de mama e de ovário

Publicado em Quarta-Feira, 22 de Abril de 2026
SUS oferecerá exame genético para prevenir câncer de mama e de ovário

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Nagela Barros

Nagela Barros: Ela vai te fazer delirar!

Publicado em Quarta-Feira, 15 de Abril de 2026
Nagela Barros: Ela vai te fazer delirar!