Compartilhe

Aumento do preço dos insumos impacta produção de etanol, diz Sindalcool-PB

Por Wscom    Quarta-Feira, 13 de Outubro de 2021


A indústria brasileira, como um todo, sofre com o aumento dos preços de insumos desde o ano passado. Os elementos essenciais para o cultivo da cana-de-açúcar também tiveram reajustes. Por isso, o aumento do preço de adubos e fertilizantes vêm sofrendo impactos que poderão atingir as próximas safras, diz o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB). A previsão acontece devido à dinâmica instável do preço destes produtos e também das constantes altas do petróleo.

“Os custos no campo e na indústria vêm mantendo elevação em todos os insumos, a tendência de alta se acentuou a partir de março. Agora, com a desvalorização do real em 106% frente ao dólar e com a crise energética na China, a redução de oferta de fertilizantes nitrogenados, e ainda fosfatos e potássio, colocam a produção agrícola em alerta máximo”, diz o presidente do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa.

Para enfrentar a situação, as usinas estão reaproveitando resíduos orgânicos e produzindo fertilizantes. “Algumas empresas de adubos se fundiram, limitando ainda mais a oferta e competição. Nessas condições, hoje, as usinas buscam produzir seus fertilizantes através de palha, resíduos orgânicos, rochas moídas, como a vermiculita, e outros minerais como o gesso agrícola, que podem ser encontrados na região. Muitos resíduos ricos em carbono e micro nutrientes, que iriam para aterros sanitários, podem ser aproveitados desse modo após o processo de compostagem”, afirma Edmundo.

O executivo ainda explica como a indústria de açúcar e etanol da Paraíba está lidando com as condições adversas. “Tempos difíceis, pandemias e crises trazem novas soluções e maior crescimento. É preciso saber conservar a perseverança e a paciência. O etanol é um produto biológico e depende de solo, clima e dos insumos agrícolas. Temos muito Sol e poucas chuvas, isto é bem conhecido, agora a elevação de custos maior que 156% dos preços do aço, ureia, diesel e tornam os preços do etanol mais elevados. E podem tornar as cidades mais poluídas. Em Pequim, na China, o aumento da produção de carvão para suprir a crise energética deve gerar muito mais poluição. Essas circunstâncias de produção infinita e meio ambiente com restauração natural tem se mostrado inviável. São lições a serem aprendidas. O Brasil tem hoje ganhos na saúde coletiva com a atual mistura de 27% de etanol na gasolina bruta para evitar gases poluentes ”, destaca Barbosa.

Os principais insumos no cultivo da cana, de forma geral, são fertilizantes, defensivos, diesel, frete, serviços, peças e custos de manutenção.

« Voltar

MAIS SAÚDE

Exame de colonoscopia passa a ser oferecido pelo Município de Patos

OPORTUNIDADE

Concurso para Prefeitura de Piancó vai oferecer 129 vagas; confira os cargos

Veja também...

FESTÃO

Roberta Miranda e outras atrações estarão em Quixaba na festa de 60 anos de emancipação

DECIDIDO

Por unanimidade, Anvisa mantém proibida venda de cigarros eletrônicos

NO SERTÃO

Ministério Público aciona Polícia Federal para investigar vazamento de dados em Tavares