Compartilhe

Paraíba reduz mortalidade infantil em mais de 20% entre 2022 e 2024

Por Redação 40 Graus com Assessoria    Quarta-Feira, 7 de Maio de 2025


A mortalidade infantil na Paraíba caiu 20,7% em três anos, conforme os dados mais recentes do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. O número de óbitos entre crianças de 0 a 4 anos passou de 894 em 2022 para 709 em 2024. Os dados de 2024 ainda são preliminares, mas mostram tendência de queda contínua também em relação a 2023, quando o estado contabilizou 788 mortes.

O recuo acompanha a redução observada em outras partes do país. No entanto, o desempenho paraibano supera a média nacional, que registrou uma queda de 8,02% nas mortes infantis entre 2022 e 2024. No cenário regional, a Paraíba representa 6,8% dos óbitos do Nordeste em 2024, percentual menor do que os 7,6% registrados em 2022.

De acordo com o Ministério da Saúde, causas como infecções, desnutrição, doenças imunizáveis, anemias nutricionais, complicações durante a gestação ou o parto e até falhas no atendimento hospitalar ainda respondem por grande parte das mortes nessa faixa etária. Especialistas recomendam reforçar as ações de atenção primária, com foco em pré-natal, vacinação, promoção do aleitamento materno e cuidado pediátrico.

O gerente de operações da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Gilvane Lolato, ressalta a importância da qualificação dos profissionais. “Garantir a adesão aos protocolos de segurança, como a correta identificação dos pacientes, o uso seguro de medicamentos e a prevenção de infecções, faz toda a diferença”, afirmou.

 

« Voltar

CRIME

Dono de fazenda é preso suspeito de furto de água no Cariri paraibano

SEGURANÇA

Juventude de Patos e STTrans unem forças por um trânsito mais seguro

Veja também...

PRAZO FINAL

MEIs têm até fim do mês para enviar declaração anual à Receita Federal

ESCOLHAS

Fumaça preta: 1ª votação termina sem escolha do novo papa e conclave continua amanhã

LUTO

AISP lamenta morte do pai do jornalista e radialista Júnior Meneses