Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Promulgada lei que cria cadastro estadual da pessoa com TEA na Paraíba

Por Joaquim Neto - Click PB   Quarta-Feira, 1 de Outubro de 2025

Uma lei divulgada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial do Estado (DOE) institui o cadastro estadual da pessoa com Transtorno com Espectro Autista (TEA) na Paraíba. A lei é de autoria do deputado Tovar Correia Lima (PSDB).

Ela foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), após veto por parte do Poder Executivo.

Segundo a lei nº 13.939, o cadastro tem o “objetivo de se obter o diagnóstico e o registro dos casos existentes no Estado da Paraíba, essencial para a formulação e execução das políticas públicas destinadas ao desenvolvimento das pessoas com TEA, visando à melhoria do seu atendimento, especialmente nas áreas da educação e saúde”.

Conforme previsto na nova lei, o cadastro será implantado e administrado pelo Poder Executivo, que para tanto poderá firmar contrato ou celebrar convênio com municípios, entidades públicas ou pessoas jurídicas de direito privado.

ALPB STF cpi
ALPB. (foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo)

Para os efeitos da lei, considera-se pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) aquela portadora de síndrome clínica caracterizada nos termos do disposto nos incisos I e II do § 1º do art. 1º da Lei Federal nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, conforme segue:

  • I – deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento;
  • II – padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades,
    manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos senso-
    riais incomuns; excessiva aderência a rotinas e a padrões de comportamento ritualizados; interesses
    restritos e fixos.

Como será feito o cadastro de pessoas com TEA?

O ClickPB verificou que o registro da pessoa no cadastro  será feito mediante a apresentação do laudo de avaliação realizado por um especialista ou equipe multidisciplinar composta, preferencialmente, por neurologista, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo e assistente social.

Ainda segundo a nova lei, que entra em vigor a partir de hoje (1º), data da publicação no DOE, “os critérios e procedimentos para a identificação precoce das pessoas com TEA, a sua inclusão no cadastro de que trata esta Lei, assim como as entidades responsáveis pelo seu cadastramento e os mecanismos de acesso aos dados do cadastro serão definidos em regulamento”. Confira detalhes da nova lei: 

(foto: reprodução/DOE)
« Voltar

Veja também...

PREOCUPANTE

Cresce número de atendimentos por risco de raiva na Paraíba

Publicado em Sábado, 10 de Outubro de 2026
Cresce número de atendimentos por risco de raiva na Paraíba

TV 40 Graus