Nesta sexta-feira, 25, foi realizada a entrega das Carteiras de Identidade Nacional (CIN) pelo programa Cidadania de Primeira, no distrito de Santa Gertrudes. A iniciativa é mais uma ação intersetorial do Programa PAI, promovida pela Prefeitura de Patos em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba e o Governo do Estado.
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e do TJPB. O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, que participou ativamente da entrega, parabenizou a gestão pelo compromisso com a primeira infância e a garantia de acesso da população aos serviços. Para ele, “isso se chama cidadania pura, é compromisso com o amanhã.”
A emissão da CIN desde os primeiros anos de vida tem grande importância. Além de assegurar o direito à cidadania, ela também oferece mais segurança, já que os dados biométricos ficam registrados em sistema nacional, podendo ser essenciais em casos de desaparecimento de crianças.
A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Wanderley, reforçou o objetivo da ação ao destacar que esta foi mais uma etapa do programa no município. “Desta vez trouxemos a edição para o Distrito Santa Gertrudes, para que a gente pudesse atender as crianças e seus familiares. É a garantia dos direitos das crianças, de ter acesso aos programas sociais e à proteção.”
Com a nova documentação, os pais também ganham mais praticidade na hora de buscar serviços, já que todos os dados necessários como CPF, filiação e até identificação de condições específicas, estão reunidos em um só documento. A mãe Catarina de Lima, que acompanhou a emissão e entrega da CIN do filho José Nicolas, de 3 anos, aluno da Creche Maria Gomes de Sousa comentou: “Tem a praticidade do dia a dia, de não andar com muita documentação.”
Além das crianças, os familiares que ainda possuíam o antigo RG puderam atualizar seus dados para o novo modelo e também emitir a Carteira de Trabalho.
O prefeito Nabor Wanderley ressaltou o papel da ação para a efetivação dos direitos da população. Segundo ele, “estamos entregando as Carteiras de Identidade Nacional às nossas crianças, aos pais que ainda não tinham o documento atualizado, para que a gente possa verdadeiramente garantir cidadania a essas pessoas.”
Também estiveram presentes na cerimônia a juíza da Comarca de Patos, Drª Joscileide Ferreira; a presidente da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (AEMP), Srª Nalva Coutinho; e a vereadora Brenna Nóbrega, representando a Câmara Municipal de Patos.
« Voltar