Compartilhe

Sebrae promove II Jornada do Professor Empreendedor em Patos

Por Assessoria Sebrae/PB    Quinta-Feira, 21 de Março de 2024


Com a proposta de discutir os desafios do processo de ensino e aprendizagem e fortalecer o desenvolvimento de atividades voltadas à educação empreendedora, o Sebrae/PB promoveu, nesta quinta-feira (21), na cidade de Patos, na região do sertão, a II Jornada do Professor Empreendedor.

O evento, que aconteceu no auditório master da instituição, teve a participação de secretários de educação, gestores, coordenadores e professores de escolas das cidades de Assunção, Catingueira, Patos, Salgadinho, Santa Luzia, São José do Bonfim, São José do Sabugi e São José de Espinharas.

O início da programação ficou marcado por uma apresentação cultural feita por alunos da Escola Municipal João Rodrigues da cidade de Patos. Em seguida, aconteceu o painel temático “Boas práticas para a consolidação do ecossistema de educação empreendedora”, com destaque para o relato de experiências e debate com a participação de profissionais que atuam no ambiente escolar.

A professora doutora em educação e especialista em inteligência emocional e humanização, Mariana Arantes, foi a responsável pela palestra da II Jornada do Professor Empreendedor. Ela conversou com o público sobre o tema “O papel das habilidades socioemocionais na efetivação da educação empreendedora”.

Imagem do WhatsApp de 2024) 14.50.38_e76ae379

“As emoções possuem uma grande interferência no modo de como a gente pensa e no modo de como a gente se comporta. Elas influenciam diretamente no processo de ensinar e de aprender e, esse assunto, sempre foi importante. O momento da pandemia tornou esse tema urgente e os ataques que foram registrados em escolas tornaram também esse assunto uma questão de emergência. Precisamos falar cada vez mais o quanto a educação das nossas emoções é importante no ambiente escolar, porque a escola é um ambiente vivo e feito por pessoas para outras pessoas”, comentou.

De acordo com a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, o evento foi uma oportunidade para elencar os desafios do ambiente educacional e ampliar o debate com a participação de especialistas. “O intuito da jornada foi proporcionar uma experiência de discussão sobre o tema das habilidades emocionais e fazer com que os professores e demais profissionais possam entender melhor essa realidade. Pensar sobre o tema e compreender a importância de nos cuidar para cuidar de alguém”, disse.

Imagem do WhatsApp de 202414.50.36_9bc342f2

O público participante da programação da II Jornada do Professor Empreendedor é atendido pelo Sebrae/PB através do programa ALI – Educação Empreendedora, que contempla 12 escolas de cidades da região do sertão. “O propósito é construir uma educação que transforma o ambiente escolar, a partir de uma visão com empreendedorismo e inovação”, concluiu Humara Medeiros.

Desafio liga jovem – O evento reservou também um momento de divulgação da competição gratuita “Desafio liga jovem”, que consiste na formação de equipes de estudantes de todo o país, com o desafio de apresentar soluções para suas escolas ou comunidades, a partir do uso da tecnologia. A iniciativa, que é resultado de uma promoção do Sebrae e do Instituto Ideias de Futuro, permite o reconhecimento de projetos em três etapas: estadual, regional e nacional. As inscrições para o processo acontecem entre os meses de março e junho.

Em Monteiro – Nesta sexta-feira (22) será a vez da cidade de Monteiro, na região do cariri, receber a II Jornada do Professor Empreendedor. O evento será realizado no campus do IFPB e vai contar com a participação de profissionais de 15 escolas que são atendidas pelo Sebrae na região, a partir de atividades executadas pelo programa ALI – Educação Empreendedora.

« Voltar

NO SERTÃO

Diretor do Presídio de Cajazeiras suspeito de corrupção junto a detentos é exonerado

PREOCUPANTE

Paraíba tem quase 40% da população vivendo em insegurança alimentar

Veja também...

ELEIÇÕES 2024

Senador Efraim Filho se reúne com correligionários em Patos e reafirma apoio do União Brasil a Nabor

Veículo tomado de assalto de agente de saúde em Patos é localizado abandonado pela Polícia Militar

PREOCUPANTE

Dia Nacional da Caatinga: veja quais espécies de animais do bioma podem desaparecer