Compartilhe

Prefeitura oferece inserção gratuita de DIU para mulheres de Patos

Por Assessoria PMP    Terça-Feira, 28 de Março de 2023


Visando garantir o direito a um planejamento familiar eficaz das mulheres, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza gratuitamente o serviço de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), oferecido pelo Ministério da Saúde.

O DIU é um método contraceptivo de longa duração, que por não ter hormônios, consegue ser eficaz, gera comodidade à mulher, e é recomendado pelos médicos.

Em Patos, é utilizado o DIU de cobre, também conhecido como DIU não-hormonal, que é inserido no interior do útero e que evita uma possível gravidez, tendo um efeito que pode durar até 10 anos.

A médica ginecologista, Dra. Socorro Dias, que atende no Centro de Especialidades Frei Damião, e também é responsável pelo implante do Dispositivo, explica que a mulher que vai aderir ao DIU passa por uma avaliação em ginecologia, a fim de esclarecer dúvidas importantes sobre a eficácia do dispositivo, e ainda para ser avaliada e preparada para o procedimento.

Ayrla Soares, que é enfermeira e também coordena o programa Saúde da Mulher na Atenção Básica do município de Patos, esclarece que para ter acesso ao DIU de cobre, ou a outros métodos contraceptivos via SUS, a mulher deve buscar primeiro uma unidade de saúde mais próxima, que vai encaminhá-la para a consulta em ginecologia.

Os exames preparatórios para a inserção do DIU também são disponibilizados pela rede municipal de assistência à saúde, como ressalta a enfermeira Ayrla Soares.

“Não tem contraindicação, o risco é bem inferior ao benefício, e no momento que a mulher se sentir segura, e desejar ser mãe naquele momento, ela pode retirar e ter sua vida fértil restabelecida”, acrescenta Ayrla.

Analicy Mariana Alves, usuária do SUS na cidade de Patos, esteve na tarde desta segunda-feira (27), no Centro de Especialidades Frei Damião, e na oportunidade demonstrou a satisfação de poder aderir ao DIU. “Pra mim tá sendo uma experiência bacana, fiquei sabendo através da agente comunitária de saúde, já tinha vontade de colocar e está sendo tudo rápido. Fiz exames, fiz tudo que pediram pra fazer, e acho que o DIU é uma boa opção para quem não quer usar métodos contraceptivos com uso de hormônios. Eu super indico”, externou Analicy.

Na cidade de Patos, a prática da inserção de DIU foi adotada como mais uma opção de método contraceptivo que o município está ofertando às mulheres acompanhadas pelo planejamento familiar.

« Voltar

POSITIVO

Brasil volta a ranking de 25 países mais atrativos para investimentos

NO SERTÃO

Homem é preso em Patos acusado de armazenar vídeos de pornografia infantil

Veja também...

NO SERTÃO

Dia D de Proteção Animal: Prefeitura de Patos promove evento nesta sexta-feira (26)

NA PARAÍBA

Advogado é preso no Sertão em operação do Gaeco acusado de fraudar liberações de membros de facções

BRONCA

Cehap se pronuncia após invasão de apartamento à venda no São Judas Tadeu, em Patos