Número de casos de Covid-19 em Patos cai apenas 5,6% em agosto
Por Vicente Conserva - 40 Graus Domingo, 23 de Agosto de 2020
O número de casos de Covid-19 em Patos, no interior da Paraíba, registrou mais uma desaceleração de 5,4% nos primeiros vinte e um dias de agosto em relação aos últimos 21 dias de julho. Foram 44 casos a menos neste período.
A queda no número de casos ainda é menor que a registrada nos primeiros 15 dias de julho em relação aos últimos 15 dias de junho quando foram 87 casos a menos neste período.
Foram 877 casos nos últimos 21 dias de julho contra 830 nos 21 dias de agosto, período em análise de acordo com a divulgação do último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.
Isto demonstra que a curva de casos na cidade se estabilizou e que o pico da pandemia já passou, atingindo o seu platô, porém, quase cinco meses depois do primeiro caso, ainda estamos longe de comemorarmos vitória ou permitir a abertura total da economia.
Este platô não significa uma curva decrescente de infecções, mas somente que o número de pessoas atingidas e de mortes tende a se estabilizar. Isso está relacionado, como esclarece o matemático Paulo Angelo Alves, à taxa de reprodução da doença, ou seja, à capacidade que uma pessoa infectada tem de transmitir o vírus para uma certa quantidade de pessoas suscetíveis.
Para se ter uma ideia, nos primeiros quinze dias do mês de julho, a Capital do Sertão registrou 546 casos do novo coronavírus, contra 633 infectados na última quinzena do mês de junho, uma diminuição de 13,74%.
Patos teve sua classificação contida no ’Plano Novo Normal’, do Governo da Paraíba, mantida na bandeira amarela dentro da 6ª avaliação do Estado.