Compartilhe

Tribunal de Justiça concede prisão domiciliar a homem com HIV e diabetes, em Patos

Por G1 Paraíba    Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020


Uma decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) concedeu prisão domiciliar de oito meses a um reeducando de 29 anos a Penitenciária Romero Nóbrega, em Patos, que é portador de HIV e diabético. A decisão partiu após um recurso da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB). O reeducando deve retornar ao recolhimento na penitenciária em janeiro de 2021.

Se o detento não retornar no prazo correto, ele será considerado foragido pela Justiça, conforme a decisão do TJPB.

A defensora pública e coordenadora do Núcleo da DPE em Patos, Monaliza Montinegro, destaca a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 17 de março deste ano, que recomenda aos tribunais e magistrados a adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pela Covid-19 no âmbito do sistema de Justiça penal.

A irmã do reeducando lembra o sofrimento da família ao acompanhar a situação. “Não foi fácil, a gente questionou muito, lutou muito, mas vemos aí que o Estado não está sendo omisso. Meu irmão é soropositivo e diabético, a gente sabe que pessoas com doenças preexistentes tem um risco maior de morrer”, relata.

Há poucos dias, a DPE fez uma série de recomendações à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) em relação às medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) na Penitenciária Romero Nóbrega. Uma delas pedia que fossem realizados testes do Covid-19, por PCR, com coleta de secreção nasal e orofaringe em todos os presos do estabelecimento prisional, inclusive entre as pessoas sem apresentação de nenhum sintoma.

« Voltar

MAIS SAÚDE

Crianças com TEA de Patos agora têm serviço de Stiperterapia no CER

FORA DO AR

Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de smartphones nesta quarta

Veja também...

EM ALTA

Especialista em marketing patoense tem um dos livros mais vendidos do Brasil e já é Best Seller

MAIS VIDA

Ação traz para Patos incentivo à doação de órgãos e tecidos

CULTURA

Historiador Romildo de Sousa será o homenageado do Troféu AQJP 2024