Defensores públicos de Patos alertam população para a necessidade de cumprimento do isolamento social
Por Assessoria Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020
NOTA PÚBLICA À POPULAÇÃO DE PATOS/PB
A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA
– Núcleo de Patos, instituição autônoma, sem vinculação partidária e comprometida com a defesa da população vulnerável, vem manifestar publicamente a necessidade de que a população da cidade de Patos cumpra o isolamento e permaneça o quanto possível em suas casas, consoante determinam as normas da Organização Mundial de Saúde.
O número de casos do Corona vírus na cidade de Patos/PB cresce a cada dia, somando, até a data do dia 19 de abril, 8 (oito) casos de contaminação, com (2) dois óbitos.
Preocupam igualmente os efeitos da pandemia sobre o trabalho de cada cidadão patoense e na economia local.
No entanto, sem o aumento da oferta de testes à população, da quantidade de leitos e da capacidade de tratamento dos doentes aqui em Patos, não há como se garantir que a volta do comércio não colocará muitas vidas em risco. Um trabalhador que contrai o vírus não só deixa de trabalhar, como ainda pode contaminar toda sua família.
Vale lembrar que o sistema de saúde de Patos conta atualmente com 7 (sete) leitos de UTI para atender uma população de mais de 100.000 (cem mil) pessoas, que abrange Patos e cidades vizinhas, número bem inferior ao que já recomenda OMS.
Desse modo, o retorno generalizado e precipitado à normalidade das atividades econômicas poderia levar ao colapso do sistema de saúde de Patos, em um momento em que a prioridade é salvar vidas! Então, pedimos aos comerciantes compreensão, para que seja atendido o Decreto n. 017/2020 da Prefeitura Municipal de Patos, e que a população continue a aderir, pelo tempo necessário, ao isolamento, única medida eficaz para evitar a contaminação em massa e garantir que todos possam receber o atendimento de saúde, caso necessitem.
Por enquanto, permaneçam em casa! Com responsabilidade e espírito coletivo, enfrentaremos essa crise. Patos/PB, 20 de abril de 2020.
MONALIZA MAELLY FERNANDES MONTINEGRO Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo de Patos
MARIANE OLIVEIRA FONTENELLE Defensora Pública
RAÍSSA P. PALITOT REMÍGIO Defensora Pública
JOSÉ GERARDO RODRIGUES JÚNIOR