Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Ato em defesa da democracia marca o 8 de janeiro na Paraíba

Por Assessoria   Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2026

O Sindicato dos Bancários da Paraíba participou, nesta quarta-feira (8), do ato nacional em defesa da democracia e contra a anistia aos responsáveis pelos ataques antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. A mobilização reuniu entidades sindicais, movimentos sociais e representantes da sociedade civil, reafirmando o compromisso com o Estado Democrático de Direito, a soberania nacional e o respeito às leis.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida, a presença nas ruas neste dia tem um significado histórico e político fundamental. “É importante estarmos aqui no dia 8 de janeiro para marcar que o país tem lei, tem democracia e que esse espaço não pode ficar vazio. Precisamos mostrar que o Brasil não é governado por uma política de devastação ou de negação da democracia. Esse dia vai ficar marcado para toda a população brasileira como um símbolo da defesa do regime democrático”, afirmou.

Lindonjhonson também destacou a importância da responsabilização pelos atos golpistas. “Nós temos que defender a nossa soberania e fazer valer nossas leis. Quando um ex-presidente é preso, isso acontece dentro da legalidade. Defender a democracia passa, necessariamente, pela punição dos atos antidemocráticos. Queremos um país justo e democrático”, completou.

Memória, soberania e luta permanente

O diretor do Sindicato dos Bancários, Marcos Henriques, ressaltou que a mobilização tem como objetivo impedir que os ataques à democracia sejam naturalizados. “O que vivemos no período pós-eleitoral foi uma afronta ao Estado Democrático de Direito e ao povo brasileiro. Houve uma tentativa clara de golpe, com ameaças inclusive à vida de autoridades eleitas e das instituições. Estar aqui hoje é garantir que isso seja lembrado para que nunca mais se repita”, destacou.

Marcos também alertou para o cenário internacional e seus impactos na América Latina. “Os países são soberanos e não podem aceitar intervenções externas motivadas por interesses econômicos e autoritários. Quando uma nação tenta se apropriar das riquezas de outras, alguma reação precisa acontecer. Defender a democracia no Brasil também é defender a soberania dos povos”, afirmou.

Unidade da classe trabalhadora

A diretora do Sindicato, Magali Pontes, reforçou que o 8 de janeiro se consolida como um dia nacional de luta em defesa da democracia e da soberania popular. “Três anos após a tentativa de golpe, que não se concretizou graças à luta do povo, seguimos em alerta. Apesar de o principal responsável estar preso, a extrema-direita segue organizada e forte, o que exige de nós unidade, prontidão e disposição permanente de luta”, avaliou.

Magali também chamou atenção para a conjuntura latino-americana. “O cenário é preocupante. A ameaça de intervenções e o desrespeito à soberania dos países acendem um alerta vermelho para todo o continente. Do ponto de vista da classe trabalhadora, esse momento exige muita unidade e resistência”, completou.

Contra a anistia e pela punição dos golpistas

O presidente da CUT na Paraíba, Tião Santos, classificou o ato como histórico para o movimento sindical e para a sociedade brasileira. “Estamos nas ruas dizendo não à anistia e não à relativização das penas. Não é possível que, em uma democracia, quem tentou dar um golpe seja perdoado. O presidente Lula ouviu o clamor da sociedade, e cabe a nós pressionar o Congresso para que esse recado seja respeitado”, afirmou.

Tião também destacou o papel do movimento sindical na formação política da classe trabalhadora. “Temos o compromisso de orientar os trabalhadores a não votarem em quem defende o golpe e ataca a democracia. Seguiremos denunciando o uso indevido do orçamento público e defendendo um país mais justo, democrático e soberano”, concluiu.

O ato reforçou que a defesa da democracia é uma tarefa permanente e coletiva, que exige memória, mobilização e compromisso com os direitos do povo brasileiro.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Jessica Meira

Jessica Meira: Uma loira espetacular

Publicado em Segunda-Feira, 5 de Janeiro de 2026
Jessica Meira: Uma loira espetacular