Greve docente da ADUEPB será discutida na sessão de hoje (18/11) na Assembleia
Por Assessoria Terça-Feira, 18 de Novembro de 2025
Atendendo a um pedido das Comissões de Educação, Cultura e Desportos e de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência, encaminhado pela deputada Cida Ramos e pelo deputado Taciano Diniz, a Assembleia Legislativa PB, incluirá a discussão da greve das/os docentes da UEPB na sessão ordinária de amanhã (18/11).
Um convite a participação foi enviado para os secretários estaduais de planejamento, orçamento e gestão, Gilmar Martins, e de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior, Cláudio Furtado, a reitora da universidade, Célia Regina e a presidenta da ADUEPB, Elisabete Vale.
A iniciativa da Assembleia Legislativa atende a uma solicitação da ADUEPB, para que o poder legislativo busque uma intermediação junto ao Governo do Estado, para a retomada do diálogo com o movimento greve e a inclusão da Reitoria no processo, ja que a última reunião de negociação com o sindicato da categoria ocorreu no dia 07 de outubro.
Para acompanhar a sessão ordinária, a ADUEPB está convocando docentes e estudantes dos oito campi da universidade, que estão se organizando em várias caravanas.
GREVE
A greve das/os docentes da UEPB foi iniciada no dia 22 de setembro e paralisou todas as aulas da instituição. A pauta de reivindicações da categoria inclui o pagamento do retroativo das progressões de carreira, a recomposição do orçamento da universidade, com o cumprimento da Lei de Autonomia (Nº 7643/2004), a realização de novos concursos para professor efetivo, a convocação dos selecionados para o cadastro de reserva (edital 2023) a instalação de uma mesa de negociação para discutir as perdas salariais de 22,9%.