Compartilhe

Feriado de 5 de agosto na Paraíba: entenda quem tem direito a folga

Por Jornal da Paraíba    Quinta-Feira, 1 de Agosto de 2024


O dia 5 de agosto é considerado feriado estadual na Paraíba e também municipal em João Pessoa. Por causa dessa coincidência, muitos paraibanos têm dúvida se possuem ou não direito a folga nessa data. Por isso, o Portal conversou com a advogada trabalhista Maria Pereira, que explicou quais são os direitos e deveres do trabalhador nesse caso.

Esta reportagem responde aos seguintes questionamentos:

  1. Por que o dia 5 de agosto é feriado na Paraíba?
  2. O trabalhador tem direito a folgar no dia 5 de agosto?
  3. Os trabalhadores podem ser chamados pra trabalhar no dia 5 de agosto na Paraíba? Quais as condições para que isso aconteça?
  4. Se o trabalhador não tiver folga no dia 5 de agosto e faltar, ele pode ser demitido por conta disso?

Tire todas as suas dúvidas abaixo:

Por que o dia 5 de agosto é feriado na Paraíba e em João Pessoa?

dia 5 de agosto, data magna do Estado da Paraíba, foi instituído como feriado abrangente a todo o território estadual por meio de uma lei sancionada no ano de 2015.

A lei estadual teve autoria da deputada Estela Bezerra e foi sancionada pelo então governador do estado à época, Ricardo Coutinho.

Já voltado para João Pessoa, o feriado de 5 de agosto tem dois valores legais. A lei estadual diz respeito ao aniversário da capital, relacionado à fundação da Paraíba, e a Prefeitura de João Pessoa manteve o feriado religioso, em alusão ao Dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da capital paraibana.

O trabalhador tem direito a folgar no dia 5 de agosto?

Sim, por conta do feriado, os trabalhadores de todo o estado podem folgar no feriado sem desconto no salário.

Os trabalhadores podem ser chamados pra trabalhar no dia 5 de agosto na Paraíba? Quais as condições para que isso aconteça?

Segundo a advogada, isso também é possível. O empregador pode pedir para que o empregado trabalhe no feriado, desde que pague pela jornada em dobro ou conceda folga em outro dia, conforme o art. 9º, da Lei 605/49.

Se o trabalhador não tiver folga no dia 5 de agosto e faltar, ele pode ser demitido por conta disso?

Depende, conforme explicou Maria Pereira. O empregado não pode sofrer prejuízo no salário por faltar no feriado. Mas pode ser penalizado com advertência ou até demissão, já que essa falta pode ser considerada desobediência e insubordinação. Mas tudo isso também depende do histórico do trabalhador na empresa.

Quer saber mais sobre sobre o mercado de trabalho na Paraíba? Acesse a editoria Vamos Trabalhar, do Jornal da Paraíba, e fique por dentro de tudo.

« Voltar

OPORTUNIDADE

STTrans abre inscrição para curso de atualização em legislação de trânsito

NOVIDADE

Chevrolet aposta em elétricos populares da China para enfrentar BYD

Veja também...

IMPORTANTE

Estudo aponta Brasileirão como 6ª melhor liga do mundo

ELIMINADO

Com lei do ex em dose dupla, Chelsea vence o Flu e avança à final da Copa

BOA NOTÍCIA

Governo vai reduzir IPI para carros populares produzidos no Brasil