Compartilhe

Reajuste de mensalidade das escolas na Paraíba em 2023 será entre 10% e 15%

Por Monica Melo - Click PB    Quinta-Feira, 1 de Dezembro de 2022


Para quem tem filhos em idade escolar e que estudam em escolas particulares, a medida que o final do ano se aproxima, cresce o clima de tensão. E nem é apenas pelo desempenho das crianças nos estudos. É que começa o período de matrícula das escolas e com valores reajustados, isso antes  mesmo das despesas com fardamento e material escolar. 

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado da Paraíba (Sinepe-PB), Odésio Medeiros,  revelou ao Click PB que o setor estima um reajuste entre 10% e 15% nos valores das mensalidades para 2023, mas que a decisão cabe a escola. "Cada estabelecimento de ensino tem autonomia para elaborar a sua planilha de custos e aplicar o reajuste de acordo com a sua realidade", explicou.

Entretanto, o reajuste deve seguir algumas diretrizes para não ser considerado abusivo como explicou a superintendente do Procon Paraíba, Késsia Liliana Cavalcanti. "Em primeiro lugar, os responsáveis devem conversar com a escola. Saber o motivo do aumento. Se a escola não conseguir se justificar, deve-se contactar com um órgão de defesa do consumidor", detalhou.

A superintendente afirmou que ás vezes o reajuste é justificado por alguma obra de melhoria na estrutura da escola, como uma laboratório novo, por exemplo, e isso deve ser informado aos pais prévia e adequadamente. "Dessa forma eles podem escolher se vão permanecer com a escola ou escolher outra. A lei diz que 45 dias antes do fim das matrículas, deve ser disponibilizada aos pais uma planilha com todos os custos", detalhou.

Para evitar abusos, os Procons e as escolas já tem uma reunião marcada para debater o tema no próximo dia 14. 

« Voltar

CRIME NA REDE

Piloto que xingou paraibanos de 'porcos e sujos' pagará multa R$ 25 mil e tem que se retratar

NO SERTÃO

Hospital de Patos atende quase 30 vitimas de sinistro de trânsito no fim de semana

Veja também...

NA PARAÍBA

Auditoria do TCE aponta nepotismo e investiga supersalário de genro do governador da Paraíba

NA PARAÍBA

Operação da Polícia Federal mira fraudes milionárias na Previdência em três cidades da Paraíba

NO SERTÃO

Secretária diz que Educação municipal de Patos tem foco na qualidade e excelência do ensino