Compartilhe

Reajuste de mensalidade das escolas na Paraíba em 2023 será entre 10% e 15%

Por Monica Melo - Click PB    Quinta-Feira, 1 de Dezembro de 2022


Para quem tem filhos em idade escolar e que estudam em escolas particulares, a medida que o final do ano se aproxima, cresce o clima de tensão. E nem é apenas pelo desempenho das crianças nos estudos. É que começa o período de matrícula das escolas e com valores reajustados, isso antes  mesmo das despesas com fardamento e material escolar. 

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado da Paraíba (Sinepe-PB), Odésio Medeiros,  revelou ao Click PB que o setor estima um reajuste entre 10% e 15% nos valores das mensalidades para 2023, mas que a decisão cabe a escola. "Cada estabelecimento de ensino tem autonomia para elaborar a sua planilha de custos e aplicar o reajuste de acordo com a sua realidade", explicou.

Entretanto, o reajuste deve seguir algumas diretrizes para não ser considerado abusivo como explicou a superintendente do Procon Paraíba, Késsia Liliana Cavalcanti. "Em primeiro lugar, os responsáveis devem conversar com a escola. Saber o motivo do aumento. Se a escola não conseguir se justificar, deve-se contactar com um órgão de defesa do consumidor", detalhou.

A superintendente afirmou que ás vezes o reajuste é justificado por alguma obra de melhoria na estrutura da escola, como uma laboratório novo, por exemplo, e isso deve ser informado aos pais prévia e adequadamente. "Dessa forma eles podem escolher se vão permanecer com a escola ou escolher outra. A lei diz que 45 dias antes do fim das matrículas, deve ser disponibilizada aos pais uma planilha com todos os custos", detalhou.

Para evitar abusos, os Procons e as escolas já tem uma reunião marcada para debater o tema no próximo dia 14. 

« Voltar

LUTO

PDT de Patos se solidariza com vereador Zé Gonçalves pela morte da sua esposa

DELÍCIAS

Páscoa: ovos de chocolate caseiros caem no gosto da população

Veja também...

DEFINIDO

Veja os confrontos das quartas da Copa do Nordeste e chaveamento

DESCOBERTA

Testes indicam que veneno da cobra cascavel pode ajudar no tratamento contra câncer

TRIUNFANTE

Botafogo-PB goleia o Bahia em casa e se classifica às quartas da Copa do Nordeste