Compartilhe

Cerca de 10% da população da Paraíba já fez algum teste para Covid-19

Por Jornal da Paraíba    Sábado, 24 de Outubro de 2020


Pelo menos 415 mil pessoas, ou seja, 10,3% da população paraibana já realizou algum teste para Covid-19. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e fezem referência ao mês de setembro. De acordo com o levantamento, 48 mil pessoas foram testadas para o coronavírus entre agosto e setembro no estado.

Conforme os dados, o percentual de testagem para Covid-19 na Paraíba foi o 4º maior do Nordeste, abaixo apenas do registrado no Piauí (17%), em Sergipe (12%) e no Rio Grande do Norte (10,7%). A média de testagem em todo o Brasil ficou em 10,4%.

Na Paraíba, cerca de 15% das pessoas testadas eram da faixa etária de 60 anos de idade ou mais, enquanto 85% tinham de 0 a 59 anos.  A maioria do testados, cerca de 62,6%, era preta ou parda, enquanto 37,2% eram brancas.

 

Tipos dos testes

 

Cerca de 72 mil testes realizados foram do tipo SWAB, em que o material é coletado com cotonete na boca ou nariz; 226 mil ocorreram por meio do teste rápido, com coleta de sangue por um furo no dedo; e 148 mil por meio do exame com sangue retirado na veia do braço.

Com relação à apresentação de sintomas de síndromes gripais, o levantamento indica que cerca de 5,3% da população do estado esteve nessa condição no mês de setembro. A PNAD Covid-19 considera os seguintes sintomas: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de cheiro ou de sabor, e dor muscular.

No mês de maio, 572 mil pessoas com algum desses sintomas, o indicador tem registrado queda. À época, a proporção de pessoas com sintomas representava 14,2%, enquanto no mês de setembro, o total paraibano chegou a 214 mil pessoas.

Também apresentaram reduções significativas o percentual de pessoas que apresentaram sintomas conjugados. Em maio, o percentual havia ficado em 2,1% atingiu 0,7% em agosto e chegou a 0,4% em maio. O indicador é formado por aqueles que apresentaram um dos três conjuntos de sintomas: perda de cheiro ou de sabor; tosse, febre e dificuldade para respirar; ou tosse, febre e dor no peito. A quantidade de pessoas que se encaixam nesse grupo chegou a 18 mil.

Já entre o grupo de pessoas que tiveram algum dos 12 sintomas de síndromes gripais investigados, 22,9% foram a estabelecimentos de saúde, enquanto no grupo dos que apresentaram sintomas conjugados, a ida a estabelecimento de saúde ocorreu em 73% dos casos, maior que o registrado no mês de agosto (46,5%).

« Voltar

NA PARAÍBA

Vigilância vai coibir uso de cigarro eletrônico em eventos na Paraíba

FESTA GRANDE

AQJP abre oficialmente calendário junino de Patos com 7ª edição do Arrasta Drilha

Veja também...

NA PARAÍBA

Mulher acusada de matar filha de 1 ano a facadas vai a júri popular

DECISÃO

Motorista de retroescavadeira é indiciado pela morte de estudantes em van escolar

EM ALTA

60ª Edição da Batalha da Concha em Patos consolida evento no cenário cultural