Compartilhe

Patos não tem nenhum caso de sarampo registrado; Paraíba tem 44

Por Portal Correio    Sábado, 30 de Novembro de 2019


A Paraíba já contabiliza 44 casos confirmados de sarampo. O número foi divulgado nesta sexta-feira (29) pela Secretaria de Saúde do Estado e, no total, foram 321 casos suspeitos da doença notificados, sendo 40 confirmados, 172 descartados e 105 em investigação.

Conforme o boletim, a doença já foi notificada em 73 municípios e teve confirmação de casos em: Bananeiras (1); Barra de São Miguel (2); Bayeux (3); Cabedelo (1); Campina Grande (3); Conde (1); Congo (1); Guarabira (1); Imaculada (1); João Pessoa (16); Lagoa Seca (1); Santa Cecília (2); Santa Cruz (1); Santa Rita (3); São Miguel de Taipu (2); e Sousa (5).

A Saúde também informou que a Paraíba encontra-se com 105,42 % de cobertura vacinal, onde dos 223 municípios paraibanos 161 apresentam coberturas vacinais adequadas.

Vacinação

O esquema vacinal vigente é de duas doses de vacina para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade. Uma dose da vacina também está indicada para pessoas de 30 a 49 anos de idade. A “dose zero” é indicada para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. Veja mais informações abaixo.

  • Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses e outra aos 15 meses de idade;
  • Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice viral;
  • Quem já tomou duas doses durante a vida, da tríplice ou da tetra, não precisa mais receber a vacina. Se não há comprovação de vacinação nas faixas indicadas, há necessidade de adultos receberem a vacina. A caderneta de vacinação é um documento pessoal muito importante e deve ser guardada por toda a vida.

Profissionais de saúde independentemente da idade

Devem receber doses, conforme situação vacinal encontrada, observando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Contra indicação para a vacina

  • Casos suspeitos de sarampo;
  • Gestantes – devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, assegure-se que você está protegida. Um exame de sangue pode dizer se você já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinado um mês, antes da gravidez. Espere pelo menos quatro semanas antes de engravidar;
  • Menores de 6 meses de idade;
  • Imunocomprometidos.
« Voltar

MAIS SAÚDE

Hospital Regional de Patos já dispõe de exame de avaliação da medula óssea

NA PARAÍBA

Mulher acusada de matar filha de 1 ano a facadas vai a júri popular

Veja também...

MAIS SAÚDE

Profissionais do Hospital de Patos passam por três treinamentos em abril

MAIS SAÚDE

Hospital Regional de Patos já dispõe de exame de avaliação da medula óssea

EM FLAGRANTE

Homem é preso com maconha e cocaína em Patos