Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Caminhoneiros avaliam medidas do governo e mantêm ameaça de greve

Por Redação 40 Graus   Quinta-Feira, 19 de Março de 2026

Lideranças dos caminhoneiros voltam a se reunir nesta quarta-feira (18), às 16h, para avaliar se as medidas anunciadas pelo governo federal são suficientes para evitar uma paralisação nacional. Apesar dos recentes acenos, a categoria ainda não descarta a possibilidade de greve.

A reunião foi confirmada por Wallace Landim, conhecido como Chorão, presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), uma das principais entidades representativas dos caminhoneiros autônomos.

“Agora vamos analisar a medida para ver se isso realmente vai acontecer. Essa é uma coisa que a gente conversa há anos. Inicialmente, dá pra dizer que seria positivo. Mas a gente precisa ver no detalhe”, afirmou.

Segundo Landim, houve uma conversa na noite de terça-feira (17), com a Casa Civil, na qual o governo teria sinalizado o “travamento” do custo mínimo do frete.

A medida foi anunciada na manhã desta quarta-feira pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, que informou que o governo irá intensificar a fiscalização para garantir o cumprimento do piso mínimo do frete. Empresas que descumprirem a tabela poderão ser impedidas de operar no transporte de cargas, além de sofrer autuações mais rigorosas.

Apesar das medidas, a categoria mantém uma pauta mais ampla de reivindicações. Entre os principais pontos está a isenção de pedágio para caminhões vazios em momentos de crise, medida que poderia ser identificada pela suspensão dos eixos dos veículos.

Os caminhoneiros também cobram maior fiscalização sobre o preço do diesel, com atuação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do Ministério da Justiça, além da criação de um teto emergencial para o combustível.

Outras demandas incluem a reestatização da Petrobras e críticas às medidas já adotadas pelo governo, como a desoneração de PIS/Cofins sobre o diesel. Segundo Landim, a iniciativa não teve efeito prático e foi seguida por um aumento de R$ 0,38 no preço do combustível.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

YOHANA RAYRA

Yohana Rayra: A dona de um corpo perfeito

Publicado em Sábado, 14 de Março de 2026
Yohana Rayra: A dona de um corpo perfeito