Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Inmet emite alertas de chuvas intensas para toda a Paraíba nesta sexta-feira (15)

Por Redação com JP Online   Sexta-Feira, 15 de Maio de 2026

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (15), um alerta amarelo de chuvas intensas para todos os municípios da Paraíba. O aviso vale até as 23h59.

O alerta amarelo corresponde a perigo potencial de chuvas intensas. De acordo com a escala do órgão, as chuvas podem chegar de 20 a 30 milímetros por hora com ventos de até 60 km/h.

Cidades sob alerta amarelo de chuvas na Paraíba

  • Todos os municípios da Paraíba

Sistema do Inmet

O Inmet utiliza um sistema de cores para classificar tipos de alertas meteorológicos. O perigo pode ser representado pelas cores amarela, laranja ou vermelha.

🟡 Alerta amarelo: classifica “perigo potencial” com chuvas que podem chegar de 20 a 30 milímetros por hora com ventos de até 60 km/h. O risco de corte de energia e quedas de árvores durante o alerta é baixo.

🟠Alerta laranja: classifica “perigo” com chuvas que podem chegar de 30 a 60 milímetros por hora com ventos de até 100 km/h. Durante o alerta existe risco para corte de energia, quedas de árvores e alagamentos e descargas elétricas.

🔴Alerta vermelho: é o aviso mais preocupante do Inmet e classifica “grande perigo”, com um volume de chuva que pode ser superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Durante o alerta há probabilidade de grandes danos e acidentes, com risco de alagamentos e transbordamento de rios, além de deslizamentos de encostas.

Recomendações do Inmet

O Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores durante a chuva, pois há risco de queda e descargas elétricas. O órgão também orienta que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Para as cidades sob alerta amarelo, o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada deve ser evitado. No caso dos municípios sob alerta laranja, o Inmet recomenda o desligamento de aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Canais de atendimento

Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

CLÁUDIA HELENA

Claudia Helena: Pronta para te tirar do sério!

Publicado em Sexta-Feira, 1 de Maio de 2026
Claudia Helena: Pronta para te tirar do sério!