Paraíba deixa de cobrar teste de baliza na prova prática para CNH
Por Camila Bezerra Segunda-Feira, 2 de Fevereiro de 2026
O Detran-PB suspenderá a exigência de teste de baliza para retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado. A decisão foi tomada em reunião nesta segunda-feira (02), de acordo com informações do superintendente do Detran-PB, Isaias Gualberto.
O superintendente do Detran-PB, Isaias Gualberto, explicou que “com a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular ocorrido na data de hoje pela Secretaria Nacional de Trânsito estipulando um novo regramento para o exame de direção veicular em todo país, o Detran da Paraíba torna público a não exigência mais da baliza no exame prático”.
Isaias ainda antecipou que com a mudança, não será mais exigido o teste de baliza “no modelo já antigo e continua o exame através de um percurso e também com estacionamento não com a baliza, mas estacionamento que pode ser perpendicular à via ou também de forma horizontal mas sem utilização da baliza”.
Com a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular ocorrido na data de hoje pela Secretaria Nacional de Trânsito estipulando um novo regramento para o exame de direção veicular em todo país, o Detran da Paraíba torna público a não exigência mais da baliza no exame prático
A extinção da baliza no exame prático para obter CNH foi decidida após uma recomendação feita pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O órgão lançou um manual neste domingo (1º) com regras para a prova prática, com a intenção de nacionalizar o exame.
O teste da baliza, que consta em realizar estacionamento entre balizadores, era exigido na prova prática para obtenção da categoria B na CNH. Historicamente esse teste gera bastante apreensão nos candidatos e concentrava um número bastante considerável de reprovações na prova prática.
De acordo com a Senatran, o exame de baliza “deixou de ser uma etapa obrigatória da prova prática” e, de acordo com o manual, a “avaliação deixa de ser sobre uma manobra específica, feita em um espaço à parte e pouco representativa do dia a dia, e passa a observar o condutor em situação real de tráfego”.
Até a última semana, a baliza já havia sido extinta em provas práticas de dez estados brasileiros. A Paraíba torna-se o 11º estado a acabar com o teste da baliza para obtenção da primeira CNH. Após esse manual da Senatran, a tendência é de que todos os estados acompanhem a recomendação.
A expectativa é de que a prova prática seja reformulada para proporcionar mais agilidade no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O argumento do Governo Federal é reduzir os custos e o tempo de cada exame, possibilitando que o Detran agilize as provas e reduza a demanda represada.
O processo para obtenção da CNH começou a sofrer mudanças desde o final do ano de 2025 a partir de definições do Governo Federal. Pelas novas diretrizes, não existe mais obrigatoriedade da autoescola e também houve redução nas aulas práticas.