Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

‘Novo RG’ é capaz de diminuir golpes envolvendo uso de documentos, diz estudo

Por BAND/UOL   Sexta-Feira, 19 de Setembro de 2025

A cada minuto, o Brasil registra, em média, 11 tentativas de fraudes envolvendo o uso de documentos e biometria facial. Um estudo revela que a Carteira de Identidade Nacional, lançada há três anos, que substitui o RG pelo CPF, consegue diminuir esses golpes.

De acordo com a Serasa, a Carteira de Identidade Nacional se mostrou até 10 vezes menos suscetível a golpes do que o RG e cinco vezes mais segura do que a CNH, a carteira de motorista. O documento exige atualizações periódicas de acordo com a idade, o que também ajuda a diminuir as fraudes.

A tecnologia usada no documento é o que o torna mais seguro. A CIN conta com recursos como o QR Code e zona de leitura automática que contém dados pessoais para leitura por scanners, semelhante aos passaportes.

Outra vantagem da CIN sobre o RG é a padronização em todo o país, independente do estado.

A substituição completa pela Carteira de Identidade Nacional está prevista para 2032. Até lá, o RG antigo continua valendo. Tirar o documento novo é simples, basta levar a certidão de nascimento ou de casamento nos institutos de identificação ou unidades de atendimento. A primeira via é de graça.

A cidade Novo Santo Antônio, no Piauí, é a primeira cidade no país com 100% da população documentada com a CIN.

« Voltar

Veja também...

ESTATÍSTICAS

Maria, José e João são os nomes mais comuns encontrados na Paraíba, aponta IBGE

Publicado em Quarta-Feira, 5 de Novembro de 2025
Maria, José e João são os nomes mais comuns encontrados na Paraíba, aponta IBGE

TV 40 Graus

Click 40 Graus

LUANA BONATTO

Luana Bonatto: A beleza perfeita de uma Princesa

Publicado em Quinta-Feira, 30 de Outubro de 2025
Luana Bonatto: A beleza perfeita de uma Princesa