Compartilhe

Gêmeas que passaram por cirurgia de readequação de sexo têm alta médica

Por G1    Quinta-Feira, 4 de Março de 2021


As gêmeas transexuais Sofia Albuquerck e Mayla Phoebe, de 19 anos, receberam liberação médica para voltar para casa, na sexta-feira (26). A cirurgia de readequação sexual aconteceu em fevereiro em Blumenau, no Vale do Itajaí.

A partir de agora, as irmãs passarão por acompanhamento médico por telemedicina e só retornarão à clínica catarinense em fevereiro do ano que vem para consulta ginecológica. As duas são de Tapira, Minas Gerais, e passam bem, segundo os médicos.

Mayla passou pelo procedimento no dia 10 e o de Sofia aconteceu no dia seguinte, 11 de fevereiro. As cirurgias duraram em média 4h. Elas receberam alta dias após a cirurgia, mas continuaram em Blumenau tendo acompanhamento médico.

gemeas

O procedimento de Sofia e Mayla é considerado raro e foi o primeiro realizado em gêmeas em Santa Catarina. A unidade de saúde diz também que pode ter sido pioneiro no Brasil. A história delas ganhou repercussão em pelo menos 36 países, segundo a assessoria da clínica onde as gêmeas realizaram o procedimento.

As irmãs gêmeas nasceram com o sexo biológico masculino e discutiam a transição para o feminino desde antes da maioridade. As gêmeas sabiam da possibilidade de fazer o procedimento desde criança. Elas passaram pela mamoplastia ano passado.

Para José Carlos Martins Júnior, um dos médicos responsáveis pelo procedimento, o caso foi “um sucesso e psicologicamente as irmãs ficaram muito felizes e satisfeitas com o procedimento”.

Martins disse ainda que o resultado estético desejado só será alcançado totalmente entre 18 e 24 meses após a cirurgia, contudo a funcionalidade urinária dos órgãos já está reestabelecida.

« Voltar

MAIS SAÚDE

3º BPM realiza Pedal Urbano na programação de aniversário da instituição

REVITALIZAÇÃO

Cemitérios de Patos passam por mutirão de limpeza e revitalização

Veja também...

NO SERTÃO

Veja onde mais choveu em 2024 na Região de Patos

NA PARAÍBA

Assembleia aprova criação de novas vagas de desembargadores no Tribunal de Justiça da PB

CONQUISTAS

Plano de Cargos e Carreira dos professores estaduais da Paraíba é aprovado na Assembleia