Avenida Lagoa dos Patos ganha sinalização e ciclofaixa feitas pela STTrans

Por Redação 40 Graus com Assessoria Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
Quem desejar tirar carteira nacional de habilitação (CNH) poderá utilizar carros automáticos durante as provas. Ao menos é o que prevê uma proposta do Governo Lula (PT) que também pretende acabar com a obrigatoriedade de autoescolas para obtenção da CNH.
Segundo informações publicadas pelo site Autopapo, detalhadas pelo secretário nacional de trânsito, Adrualdo Lima Catão, o objetivo é flexibilizar e modernizar o acesso à carteira de habilitação.
Segundo a reportagem as novas propostas estão sendo discutidas internamente e devem ser debatidas também com a sociedade. Atualmente para tirar uma CNH tipo b – ou seja, para dirigir um carro – é necessário a pessoa interessada cumprir 20 aulas ofertadas por um Centro de Formação de Condutores (CFC) em um carro manual.
Conforme a nova proposta, caso o aluno deseje contratar uma autoescola (CFC) ou um instrutor autônomo, o mesmo poderá realizar as aulas em um carro automático e/ou elétrico. Quando o aluno for realizar o exame prático, ele também ocorrerá em um veículo do tipo.
Segundo Adrualdo Lima não haverá criação de subcategoria e o aluno que for aprovado no exame prático com carro automático ou elétrico poderá dirigir um veículo manual.