Patos fica de fora da lista de cidades que terão delegacias da Polícia Civil reformadas

Por Redação 40 Graus com Assessoria Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2025
Você sabe como higienizar os ouvidos da maneira correta? Utiliza fones de ouvido constantemente? Sabia que o uso em excesso desse acessório pode causar problemas, como a surdez? No episódio desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa, os otorrinolaringologistas Jéssyca Porto e Josemar Soares respondem a essas e a outras questões relacionadas à saúde auditiva e ainda trazem orientações para prevenir as principais doenças que afetam os ouvidos.
Uma das orientações é não utilizar hastes flexíveis para a limpeza dos ouvidos e nem remover o cerume da parte interna do órgão. Outro cuidado importante é evitar umidade na região. “A limpeza do ouvido é feita pelo próprio ouvido. Então, o canal auditivo vai expulsar o excesso de cera e a gente só limpa o que está externamente, pode ser com uma toalha ou um pano macio”, explicou a otorrinolaringologista Jéssyca Porto. Ela ainda alertou que, se a pessoa introduz qualquer objeto dentro do ouvido para retirar a cera, pode acabar perfurando o tímpano ou inflamando o local.
Outro lembrete importante é sobre os sintomas, como o zumbido ou dor, que possam sugerir algum problema auditivo, a exemplo das otites. O otorrinolaringologista Josemar Soares orienta que, a qualquer sinal, é essencial buscar um médico. “A importância de avaliar a audição é desde o início que você percebe uma alteração nela. Pode ser um simples zumbido, muito comum na população. E o zumbido é multifatorial. Não necessariamente uma doença, mas o reflexo de algo próximo”, esclareceu.