Compartilhe

Mutirões de castração já castraram quase 4 mil cães e gatos em Patos

Por Secom-Patos    Quinta-Feira, 20 de Março de 2025


De 13 a 28 de março, a Prefeitura de Patos, por meio do Centro de Castração e Recuperação Animal, vem realizando mutirões de castração para felinos e caninos. O projeto, que visa aprimorar o fluxo dos procedimentos, já aproxima a cidade de atingir a marca de 4 mil animais castrados e prepara o terreno para a inauguração de uma nova sala de cirurgia e um pós-operatório modernizado.

O diferencial do programa está na humanização do atendimento. Os cuidadores, que diariamente dedicam seu tempo e carinho aos animais de rua, agora têm à disposição um sistema de agendamento digital, que simplifica a marcação dos procedimentos sem a necessidade de contato telefônico. Conforme explicou Gabriele Mendes, secretária executiva da Proteção e Bem-estar Animal:

“É muito gratificante, na verdade, receber esse feedback positivo dos cuidadores que nos procuram aqui diariamente. […] Com essa semana nós vamos fechar os 4 mil animais castrados. Esses mutirões que a gente está fazendo nas quintas e na sexta é justamente para a gente trabalhar como será o fluxo aqui, após o aumento dos procedimentos.”

WhatsApp Image 2025-03-20 at 13.20.13

O impacto desse atendimento humanizado também é sentido pelas pessoas que se dedicam ao cuidado dos animais. Maria de Fátima de Araújo, cuidadora de animais de rua, compartilhou sua emoção ao levar três gatas e dois gatos machos para o procedimento:

“Eu vim para trazer três gatas e dois gatos machos para castrar, porque eles são de rua e eu tenho muita pena. Eles vivem na rua passando fome, aí ficam engravidando… Eu sou muito grata por eles aqui dar uma chance para fazer isso aqui.”

WhatsApp Image 2025-03-20 at 13.20.13(1)

A experiência positiva no serviço público também inspira outros voluntários. Sladjana Pereira, cuidadora voluntária, ressalta a qualidade do atendimento prestado:

“O atendimento aqui é ótimo, às vezes até melhor do que o particular. Para ser um serviço público, eles dão muita atenção aos animais. Porque, às vezes, a gente não tem condição, né? Graças a Deus tem aqui para a gente recorrer.”

Esses relatos reforçam o compromisso da gestão de Patos com a proteção e o bem-estar animal, aliando eficiência e sensibilidade. Com a ampliação das estruturas e a experiência acumulada nos mutirões, a expectativa é de que o novo espaço contribua ainda mais para a qualidade do atendimento e para o controle efetivo da população de animais de rua na cidade.

« Voltar

NA PARAÍBA

Censo 2022: Iluminação pública alcança 98,2% dos moradores da Paraíba

NO SERTÃO

Teixeira entra em situação de emergência por causa da seca

Veja também...

LUTO

Corpos dos redeiros de Vista Serrana mortos em acidente são liberados

NA PARAÍBA

Paraíba registra média diária de sete nascimentos sem nome do pai

NO SERTÃO

Homem é preso com cocaína e maconha após perseguição em Patos