Compartilhe

Vereadora cobra tratamento de glaucoma para cidade de Patos

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2023


A vereadora Fátima Bocão (Republicanos) lamenta falta de tratamento do glaucoma em Patos. Por conta disso, ela solicitou formalmente através de requerimento envaido ao secretário de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros, que amplie o Programa de tratamento de pacientes com glaucoma para cidade de Patos.

“Nós estamos enfrentando esse problema e estou cobrando do secretário de saúde Leônidas adote as devidas providencias”, cobrou a parlamentar, na Sessão Ordinária desta terça-feira (14).

Segundo a parlamentar, muitas pessoas portadoras de glaucoma lhe procuraram e não tinha vaga para este tratamento, nem em Campina Grande, nem em João Pessoa. “Então, quem sofre são os portadores, porque quem conhece a doença sabe o grau que esta doença prejudica a visão. Então hoje eu trago para esta Câmara um requerimento, solicitando do secretário de saúde, Leônidas, para que ele fale ao secretário de saúde, ao governador e às demais pessoas”, disse Bocão.

Ela ainda ressaltou que é preciso resolver esse assunto com urgência. “Nós precisamos deste tratamento aqui em Patos. Tem em Campina e tem em João Pessoa. O pessoal daqui sai para João Pessoa e sai para Campina. E muitas vezes vai pegar até esse colírio, que é um absurdo de caro. Então sair daqui em Campina ou João Pessoa. Então aqui eu peço a Leônidas que ele providencie este serviço para estas pessoas que sofrem de glaucoma. Há dois meses atrás eu fui procurada por uma pessoa que o grau dela já estava muito grande e infelizmente não conseguimos. Ainda não conseguimos. Dois meses sem ela entrar neste programa. Dois meses. Sem entrar no programa. É culpa do município? Não. Mas nós precisamos buscar apoio, luta, para que esses serviços cheguem até Patos”, ressaltou ela.

A parlamentar afirmou ainda que não podemos deixar que várias pessoas, portadoras desta doença, percam sua visão. Infelizmente, é o resultado final, a perda da visão.

O correto, para ela, seria que as avaliações, o tratamento e receber os colírios fossem feito tudo na sua cidade. “O caso é sério e o problema é grande. O problema é grande. Hoje eu estive com o secretário Leônidas, e ele me afirmava, vereadora, não tem vaga para o tratamento de glaucoma”, disse a parlamentar.

Estimativas

No Brasil, a estimativa é que mais de 35 milhões de pessoas tenham algum problema que cause dificuldade para enxergar. Destes casos, pelo menos 900 mil têm o diagnóstico de glaucoma. A doença atinge, no mundo, cerca de 64,3 milhões de pessoas, entre 40 e 80 anos. A projeção é de que, até 2040, esse número aumente para 111,8 milhões.

ATENDIMENTO NO SUS

Atualmente, o SUS oferece 19 procedimentos para acompanhamento, avaliação e tratamento do glaucoma.Para serem encaminhados aos Serviços de Atenção Especializada, os pacientes devem, primeiro, procurar uma das 41,7 mil Unidades de Saúde da Família espalhadas por todo o país. As pessoas com diagnóstico confirmado devem ser acompanhados por um médico oftalmologista.

Esse acompanhamento começa cedo: todas as crianças, quando nascem, também realizam nas maternidades públicas o Teste do Olhinho. É um exame simples, rápido e indolor, capaz de detectar alterações no eixo visual. O teste avalia o reflexo da luz que entra no olho do bebê. Se for identificada alguma alteração, o recém-nascido é encaminhado para um especialista. A identificação precoce aumenta a chance de desenvolvimento normal da visão ao longo da vida.

Os pacientes podem ter acesso aos medicamentos necessários para o tratamento do glaucoma por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

« Voltar

ECONOMIA

Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%

PREJUÍZOS

Nenhum aposentado terá prejuízo, diz Lula sobre descontos indevidos

Veja também...

NA PARAÍBA

Funcionário dos Correios na PB é preso suspeito de desvio de encomenda

POLÍTICA

Prefeita Rosalba Mota nega que tenha conversado com Vavá Marques sobre política

DESENVOLVIMENTO

São José do Bonfim é representada em encontro de administradores sobre impactos da Reforma Tributária