Morre em Patos o juiz aposentado Duílio Wanderley de Araújo, aos 88 anos de causas naturais
Por Vicente Conserva - 40 Graus Sexta-Feira, 6 de Fevereiro de 2026
A cidade de Patos se despede de um de seus ilustres filhos, o juiz aposentado Duílio Wanderley de Araújo, que faleceu nesta sexta-feira (06), aos 88 anos de causas naturais.
Dr. Duílio estava internado no Hospital São Francisco de Patos há mais de duas semanas em tratamento de uma infecção urinária. Seu quadro de saúde se agravou e nesta data ele não resistiu e faleceu.
Dr. Duílio era filho de Dona Doracy Wanderley e Dr. Severino Aires, e irmão mais velho dos médicos Dr. Cadmo Wanderley, Dr. Stênio Guy, Urd e Egione (in memorian).
Nascido em 14 de setembro de 1937 na cidade de Patos-PB, Dr. Duílio Wanderley concluiu seu curso de Direito na Faculdade Cândida Vargas (RJ) no ano de 1965. Por mais de duas décadas, Dr. Duílio foi um dos grandes nomes da magistratura patoense e paraibana ao longo de 25 anos.

Dr. Duílio Wanderley, ainda criança, em 15 de agosto de 1946, em foto oferecida ao padrinho Bá Araújo, irmão do seu pai, Dr. Severino.
Antes, porém, atuou por 02 anos como advogado e promotor de justiça na Comarca de Patos, mas, no ano de 1969, após ser aprovado em concurso público, atuou como Juiz de Direito nas comarcas de Malta, Pilões, Cajazeiras, Piancó, Campina Grande e João Pessoa, todas na Paraíba.
Casado em 11 de Maio de 1969 com Elza Betânia Rodrigues, Duílio deixa seis filhos: Luiz Cleron, Duílio Filho, Diego, Emano, Doracy Neta e Poliana.

De acordo com a família, seu corpo será velado no Memorial Jardim da Paz, em Patos, e o sepultamento ocorre neste sábado (07), às 16h, no mesmo local.
HONRARIAS
Em dezembro de 2021, a Câmara Municipal de Patos-PB realizou uma Sessão Solene para homenagear homens e mulheres que prestam relevantes serviços à população e, desta forma, contribuindo com o crescimento econômico, educacional, cultural e social da cidade.
O juiz aposentado foi um dos homenageados com a entrega da Comenda Ministro Ernani Satyro. A iniciativa foi do vereador Jamerson Ferreira (PL) argumentando na justificativa do APPL Nº 214/2021, os relevantes serviços prestados à advocacia e a justiça.
Não somente na cidade de Patos, mas também em todo o estado, sobretudo, no Sertão, Dr. Duílio marcou época na Justiça deixando um legado importante para magistratura paraibana.
« Voltar
