Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Bolsonaristas bebem detergente Ypê em forma de protesto contra Anvisa

Por Veja   Terça-Feira, 12 de Maio de 2026

A suspensão de produtos da Ypê, fabricados pela empresa Química Amparo, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) provocou uma reação de bolsonaristas, que se mobilizaram contra a decisão nas redes sociais. Na última quinta-feira, 7, a agência publicou a resolução proibindo a circulação de detergentes, lava roupas e desinfetantes do lote com numeração final 1 da marca, após detectar a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa, um microrganismo comum no ambiente, mas que pode causar infecções, inclusive graves, nos pulmões, na corrente sanguínea, no trato urinário em indivíduos imunossuprimidos, como pacientes em tratamento contra o câncer, pessoas que vivem com HIV e transplantados, assim como populações mais vulneráveis, caso de recém-nascidos e idosos.

Como donos da marca Ypê doaram 1 milhão de reais para a campanha de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, apoiadores do ex-presidente veem a medida da Anvisa como uma espécie de retaliação infundada da parte do órgão regulado pelo governo federal, vinculada ao Ministério da Saúde, já que o atual líder do país é Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. 

A determinação da Anvisa de proibir a comercialização e uso de produtos da Ypê levou em consideração uma inspeção realizada na fábrica que identificou problemas que, segundo a agência, “comprometem o atendimento aos requisitos essenciais de Boas Práticas de Fabricação (BPF) de saneantes e indicam risco à segurança sanitária dos produtos, com possibilidade de ocorrência de contaminação microbiológica (presença indesejada de microrganismos patogênicos)”. 

Nas redes sociais, bolsonaristas, porém, estão publicando vídeos em que aparecem usando os produtos que têm em casa e comprando novos em supermercados, sem verificar os lotes.

ikluuyryr

Em um dos vídeos que viralizaram neste fim de semana, um homem aparece dentro de um carro “mamando” um frasco de detergente Ypê e, em seguida, faz gestos políticos para a câmera. A gravação passou a circular após a Anvisa determinar o recolhimento de lotes de produtos da marca devido ao risco de contaminação microbiológica.

Até famosos entraram na trend, como o ator Júlio Rocha, que faz novelas na Globo e esteve recentemente em Três Graças, e disse que até toma banho com Ypê. “Já tomei banho com Ypê, já fiz espuma no banho com Ypê, já fiz espuma na banheira com vocês. Já desci na lona, com as crianças jogando vocês para deslizar e hoje, como de costume, vocês estão na pia, só esperando eu terminar de almoçar”, escreveu o artista em um comentário no Instagram. A vencedora de A Fazenda Jojo Todynho também manifestou seu apoio publicando uma gravação em que aparece lavando a louça e mostrando o logo da marca.

A Ypê se manifestou e afirmou que “vem realizando análises técnicas e avaliações complementares, incluindo testes e laudos independentes, que seguem sendo apresentados às autoridades competentes, reforçando o compromisso da empresa com a qualidade, a segurança e a conformidade regulatória dos seus produtos”. 

 

« Voltar

Veja também...

NA PARAÍBA

Irmão esfaqueia o outro após discussão no Dia das Mães, no Sertão

Publicado em Segunda-Feira, 11 de Maio de 2026
Irmão esfaqueia o outro após discussão no Dia das Mães, no Sertão

TV 40 Graus

Click 40 Graus

CLÁUDIA HELENA

Claudia Helena: Pronta para te tirar do sério!

Publicado em Sexta-Feira, 1 de Maio de 2026
Claudia Helena: Pronta para te tirar do sério!