Compartilhe

Páscoa: ovos de chocolate caseiros caem no gosto da população

Por Monica Melo - Click PB    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024


Muito antes do navegador espanhol Cristóvão Colombo chegar à América, o cacau e seus derivados já eram associados a celebrações religiosas. Paralelamente, na Europa, presentear parentes e amigos com ovos decorados também era uma tradição bastante difundida. A união das duas tradições criou um daqueles que veio a se tornar um dos símbolos mais lembrados quando na celebração da Páscoa: os ovos de chocolate.

Simbolo de renascimento e renovação, os ovos de Páscoa movimentam significativamente a economia brasileira, só o ano passado, a produção de produtos para a data foi de 10,8 mil toneladas e a expectativa para 2024 é de crescimento na fabricação de ovos e itens característicos do período. A estimativa da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) é de um aumento de 15%.

Dentro desse cenário, a fabricação de ovos de Páscoa e demais itens temáticos acaba movimentando o mercado e se tornando uma fonte de renda atrativa para pequenos empreendedores do ramo da confeitaria.

Mas para ganhar dinheiro na Páscoa, o planejamento precisa começar bem antes. No mês de janeiro, já começam a aparecer nas redes sociais diversos cursos online para quem quer se aventurar ou se aprimorar na arte de manusear chocolate. Tão logo passa o Natal, as lojas de artigos de confeitaria também já costumam ofertar esses cursos.

Quem já trabalha com isso, sabe da necessidade de se antecipar e garante que o primeiro passo é o planejamento. “Temos que pensar no catálogo meses antes, logo que passa o Natal já deve-se preparar para a Páscoa. Pensar nas embalagens, cardápio, novidades”, explicou Ana Paula Gomes Lima, proprietária da Fascínio Chocolateria.

Ela enfatizou que quando se trata de chocolate, a Páscoa, Natal e Dia das Mães são as épocas de melhores vendas, sendo uma excelente opção de presente, já que é difícil achar alguém que não goste da iguaria.  Atualmente, caiu no gosto da população os chamados ovos de colher e é aí que os pequenos produtores mais de destacam, usando a criatividade para inovar nos sabores e supreender os clientes.

Os ovos de Páscoa de colher consistem em duas cascas de chocolate recheadas com brigadeiro cremoso, creme de avelã ou que mais a imaginação da confeiteira permitir. “A preferência hoje em dia com certeza é ovo de colher e o que ganha nas vendas são os mimos para presentear”.

Com um mercado crescente, a confeiteira afirma, além de escolher ingredientes de qualidade é preciso ser criativo na criação de novos sabores de ovos de Páscoa. “As pessoas gostam de novidades saborosas para surpreender”, garantiu. Seguindo essas premissas, ela garante que os próprios clientes acabam sendo os melhores cartões de visita.

Tradição

A professora Fernanda Melo não abre mão da simbologia dos ovos de Páscoa em sua casa, mas há anos prefeiriu deixar de lado as grandes marcas e opta por comprar ovos artesanais. Ela lembra que antigamente havia um grande preconceito com os produtos do tipo. As pessoas reclamavam da baixa quealidade do chocolate utilizado, que possuia uma grande quantidadede gordura hidrogenada e um sabor caracteristico que não agradava.

Nos últimos anos, ela experimentou fornecedores diferentes até encontrar um cujo sabores e preços a agradassem. “Agora encomendo os ovos de Páscoa com a mesma pessoa todo ano”, garantiu. Ela explicou ainda que as pessoas querem qualidade mesmo em produtos ditos caseiros. O uso de chocolate de boa qualidade e cardápios cheios de criatividade, que fogem do que as lojas e grandes marcas oferecem é o que os clientes buscam. “Uma decoração bonita, atrativa, sobretudo para as crianças, é fundamental” detalhou.

Já a agente de saúde, Fabiana Medeiros, chegou ela mesmaa fabricar seus ovos de Páscoa, hoje ela prefere comprar, mas sempre opta por produtos de pequenas docerias ou confeiteiras. Ela explica que além da possibilidade de poder escolher um ovo personalizado, com aparencia e sabores espcíficos de acordo com seu gosto pessoal, é importante privilegiar esses produtos como forma de ajudar a economia local.

“Muitas doceiras e confeiteiras conseguem levantar uma boa renda nesse período e conseguem atualizar suas contas, realizar uma pequena reforma em casa”, pondera. Ela oriuenta quem quiserse aventurar nesse ramo, procurar as lojas que trabalham com trabalham com artigos de confeitaria. Algumas realizam perquenos cursos de baixo investimento que podem ser o ponto de partida.

Para quem ainda não comprou seus ovos de Páscoa e quer experimentar as oções caseiras, uma boa dica, é pedir indicação de amigos e parentes. Outra opção é procurar no Instagram, mas ficar atento aos comentários dos clientes e dar uma pesquisada. No mais, é só aproveitar a data e se deliciar com os ovos de chocolate.

« Voltar

PREOCUPANTE

Paraíba tem quase 40% da população vivendo em insegurança alimentar

DECIDIDO

Ministro do STF acata pedido do governo e suspende desoneração da folha

Veja também...

BRASILEIRÃO

Escalação do Flamengo: time terá volta de titulares contra o Botafogo

NO SERTÃO

Homem é preso por estuprar a sobrinha durante cinco anos; vítima tem HIV após abusos

POLÊMICA

John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD