Mais uma advogada de Patos é vítima do golpe do falso advogado
Por Vicente Conserva - 40 graus Quinta-Feira, 4 de Setembro de 2025
A lista de vítimas só aumenta e, nesta quarta-feira (03), mais uma profissional da advocacia relatou que foi vítima do golpe do falso advogado na Capital do Sertão. A advogada Samara Oliveira relatou que esta foi a primeira vez que os golpistas usaram seu nome e clientes para tentar ludibriá-los.
Ela usou suas redes sociais para alertar todos os seus clientes que não pede dinheiro, número de ações ou dados por internet. Na mensagem recebida pela mesma, ela ainda busca conseguir informações do golpista.

O número usado pelo golpista tem o DDD da Paraíba.

Este golpe vem atingindo milhares de pessoas e advogados do Brasil a exemplo de profissionais da cidade de Patos. Semana passada, nossa reportagem recebeu vários relatos de advogados patoenses afirmando que eles e muitos de seus clientes foram vítimas desse golpe.
Como funciona:
O cidadão tem uma ação na Justiça aguardando uma decisão, geralmente envolvendo indenização por danos morais e outros envolvendo dinheiro. De repente, recebe no seu WhatsApp uma mensagem do seu advogado dizendo que seu processo teve uma movimentação e que você tem uma quantia a receber. Tudo não passa de uma enganação.
O que mais intriga todo mundo é o fato de os golpistas terem acesso a todos os dados dos clientes e profissionais como nome, CPF, número de processo, valores a receber e até dados de advogados, para exigir o pagamento de supostas taxas judiciais e obter ganhos ilícitos.
Em outro caso, um cidadão em Patos recebeu a seguinte mensagem que seria de seu advogado, mas que na verdade era do golpista. Por questões de segurança processual, vamos omitir alguns dados.
O exemplo abaixo ocorreu com um cidadão em Patos e seu advogado. Por questões de segurança processual, vamos omitir alguns dados.
Bom Dia, (Sr) Fulano de tal, aqui é o Dr. Nome do Advogado
OAB PB10... houve uma movimentação no seu processo com o dr.(o) Nome real do advogado.
PROCESSO
N°080... 0301
Mediante provas e laudos. o juiz do fórum deu como ordem o encerramento da causa a seu favor. Você tem um valor de R$ 18.061,96 disponível de restrição.
Foram expedidos os alvarás de liberação do pagamento da ação N° 080... 251
Em nome de: M.M.V. Ferreira
CPF: 467....
Para que seja entregue o valor, é necessário o cadastro de uma conta, que esteja em seu nome pois somente o senhor como titular da ação que poderá está movimentando o valor em conta.
Checados, todos os dados acima são verdadeiros, segundo relatou o advogado vítima.
Em contato com o advogado, ele relatou que ele e outros colegas também estão sendo vítimas em Patos do golpe, mas que felizmente, não há notícias de que os clientes deram quantias em dinheiro, pois tiveram o cuidado de ligar antes para o profissional.
« Voltar
