Corinthians 1 x 2 Cruzeiro | Melhores momentos | Jogo 2 da semifinal | Copa do Brasil 2025
Por Globo Esporte Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2025
O sofrimento está no DNA do Corinthians. Há, no entanto, situações em que a experiência de aflição e angústia passa do limite do aceitável no clube do Parque São Jorge.
Para o bem ou para o mal, foi amparado pela adversidade - tão comum aos corintianos - que os comandados do técnico Dorival Júnior passaram pelo forte time do Cruzeiro e disputarão, de alma lavada, o título da Copa do Brasil contra o Vasco, nos dias 17 (em casa) e 21 (fora).
No jogo de ida, o Corinthians teve uma postura praticamente impecável e, de forma surpreendente, venceu por um gol de diferença. Na volta, o cenário se inverteu completamente. O Timão assistiu ao Cruzeiro jogar um belo futebol na Neo Química Arena e, em apenas 50 minutos, viu a vantagem construída em Belo Horizonte descer pelo ralo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/F/I/dMJkm9Trag1CKBrv1COQ/agenciacorinthians-foto-240960.jpg)
Jogadores do Corinthians comemoram classificação com a torcida — Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Quando o jogo estava 2 a 0 e a classificação nas mãos do Cruzeiro, o Corinthians acordou em campo. Os meias Rodrigo Garro e Breno Bidon chamaram a responsabilidade, o Timão empurrou o adversário em seu campo de defesa e, ajudado por um erro de Cássio na saída da pequena área, diminuiu com Matheus Bidu, empatando o confronto no agregado.
Nos pênaltis, uma classificação com reviravolta. O Timão chegou a estar perdendo por 4 a 2, viu o Cruzeiro ter a oportunidade de fechar o jogo na cobrança de Gabigol, mas fez valer sua tradição em jogos grandes.
Amparado pela competência de Hugo Souza e depois pela frieza de Gustavo Henrique e Breno Bidon nas cobranças decisivas, o Corinthians virou o confronto, fez 5 a 4, despachou o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro e garantiu vaga na final da Copa do Brasil.
Corinthians 1 x 2 Cruzeiro | Melhores momentos | Jogo 2 da semifinal | Copa do Brasil 2025
Em quaisquer circunstâncias, o feito merecia ser comemorado. No caso específico do Corinthians em 2025, mais ainda.
Afinal, o elenco que passou boa parte na zona do rebaixamento do Brasileirão 2024 recebeu apenas dois reforços (Angileri e Vitinho) para esta temporada.
O clube está imerso em uma gigantesca crise política, econômica e administrativa com casos recentes de impeachment, inquérito sobre dois de seus ex-presidentes, possibilidade de intervenção judicial e transfer bans na Fifa e na CBF.
Contra todos os prognósticos, na base do sofrimento, o Corinthians disputará mais um título nesta temporada (foi campeão paulista no primeiro semestre). É preciso reconhecer o bom trabalho do departamento de futebol, que muitas vezes rema contra o próprio clube no Parque São Jorge.