
Com o elenco completo, veja como a Data Fifa pode ser útil ao Flamengo
Por Globo Esporte Terça-Feira, 7 de Outubro de 2025

Depois de perder a liderança e ver a desconfiança da torcida aumentar, o Flamengo tem missões importantes durante a pausa da Data Fifa. O elenco ganhou dois dias de folga e se reapresenta nesta quarta-feira para iniciar a preparação para uma sequência fundamental de partidas.
— Precisamos desses dois, três dias que vamos ter para limpar a cabeça do que aconteceu hoje (domingo). Vamos ter que trabalhar sobre conceitos para a equipe. É muito importante esse final de temporada para a gente. O melhor ainda está por vir — avaliou Filipe Luís.
Veja prioridades do clube durante esses dez dias sem jogos:
Recuperação de jogadores
O departamento médico do Flamengo estava zerado, mas o clube precisa lidar com problemas físicos novamente. Desfalque na última partida, o volante Saúl ficou fora com dores no tornozelo esquerdo e, por isso, foi vetado. O jogador iniciou o tratamento e espera estar disponível contra o Botafogo, no dia 15. Pelo comunicado divulgado, não houve lesão constatada.

“Flamengo oscilou para baixo”, opina André Rizek sobre momento do rubro-negro
Outro que vai aproveitar a pausa para ficar 100% é Erick Pulgar. O meio-campista está em reta final de transição para fazer os treinamentos completos ao lado do grupo, o que deve acontecer nos próximos dias. O jogador é esperado pelo menos entre os relacionados do clássico.
Vale lembrar que Léo Pereira e Alex Sandro retornam de suspensão. Já Danilo e Wallace Yan ficam fora por terem sido expulsos contra o Bahia.
Descanso do time
O período sem jogos será importante para recuperar e cuidar da forma física dos jogadores que vêm tendo sequência de partidas. A boa notícia para o Flamengo foi que nenhum atleta do elenco foi convocado pelas seleções. Por isso, Filipe Luís terá tempo para descansar e treinar com Arrascaeta, Varela, Viña, De la Cruz, Samuel Lino, Plata e Carrascal, que costumam figurar nas listas.
Além disso, a Data Fifa possibilitou o Rubro-Negro de dar folga aos jogadores. O elenco ganhou dois dias após o retorno ao Rio de Janeiro, na madrugada de segunda-feira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/I/l/4uKYFRQfiFcF247HcMPA/64.jpg)
Filipe Luís terá grupo completo para trabalhar durante Data Fifa — Foto: André Durão
Estancar a crise
Os resultados e atuações recentes deram ao Flamengo muito o que pensar pelos próximos dias. Por isso, uma das missões da comissão técnica é não deixar a pressão externa afetar os jogadores e evitar que a crise escale.
O Fla chega de derrotas contra Bahia e Estudiantes (classificação nos pênaltis), empates diante do Vasco e do Cruzeiro e uma vitória contra o Corinthians, de virada. Apesar da vaga na semifinal da Libertadores, a equipe perdeu a liderança do Brasileirão.
O muro da sede do Flamengo, na Gávea, foi pichado na noite de domingo com crítica a Samuel Lino. O jogador vem de atuações ruins com a camisa rubro-negra.
Corrigir problemas ofensivos
Nos últimos cinco jogos, o Flamengo marcou três gols, passando três partidas em branco. Por isso, uma das prioridades do técnico Filipe Luís será corrigir a rota ofensiva da equipe.
O caminho para isso pode ser a definição dos titulares do meio para frente. Tirando Samu Lino, o treinador tem feito diversas mudanças na escalação. O atacante Pedro alterna entre titular e reserva da equipe, que não tem um reserva no banco e costuma improvisar Bruno Henrique ou Plata. Na direita, o próprio equatoriano disputa posição com Carrascal e Luiz Araújo.
Depois do Botafogo, o Flamengo tem confronto direto com o Palmeiras, a ida diante do Racing, um duelo com o Fortaleza fora de casa e encerra o mês com a volta da Libertadores na Argentina.