Compartilhe

Flu aposta em fator Maracanã por classificação direta à fase de grupos da Libertadores

Por Globo Esporte    Segunda-Feira, 26 de Setembro de 2022


O "trauma" de 2021 ainda está fresco na memória de muito tricolor. Afinal, por causa de um gol do Bragantino nos acréscimos em cima do Internacional, na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Fluminense perdeu a vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2022 e precisou jogar a Pré-Libertadores, onde caiu para o Olimpia no Paraguai – eliminação que causou um rombo no orçamento da temporada.

+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!

 

Fernando Diniz aplaude a torcida do Fluminense no Maracanã — Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC

Fernando Diniz aplaude a torcida do Fluminense no Maracanã — Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC

Agora, de olho em 2023, os tricolores querem evitar correr novamente o risco e vão em busca da vaga direta nesta reta final de campeonato. E para isso, o Fluminense conta com o trunfo "fator Maracanã", onde está invicto há 11 jogos na temporada e venceu sete das últimas oito partidas do Brasileirão. Se ganhar os cinco duelos que faltam em casa, o Tricolor já garantirá uma pontuação próxima do ideal para a classificação, sem depender tanto dos jogos fora.

 

Jogos restantes no Maracanã:

 

 

 

Terceiro colocado atualmente com 48 pontos, o Fluminense chegará a 63 se vencer as cinco partidas que ainda terá pela frente no Maracanã. Com essa pontuação, desde que o Brasil passou a ter mais vagas na fase de grupos da Libertadores, em 2016, o Tricolor teria garantido a classificação direta em quatro dos últimos seis anos.

Torcida do Fluminense no Maracanã contra o Fortaleza — Foto: Leonardo Brasil / Fluminense FC

Torcida do Fluminense no Maracanã contra o Fortaleza — Foto: Leonardo Brasil / Fluminense FC

Em 2021 e 2017, os últimos classificados de forma direta foram o Bragantino e o Flamengo, respectivamente, ambos com 56 pontos. Em 2016, o Atlético-MG pegou a vaga derradeira com 62, e em 2019 foi a vez do São Paulo, com exatamente 63 de pontuação.

Os únicos anos em que os 63 pontos não garantiriam a classificação direta foram 2020 e 2018. Na temporada retrasada, o próprio Fluminense pegou a última vaga com 64 pontos, enquanto o Grêmio, dois anos antes, carimbou a vaga com 66.

Vagas do Brasil na Libertadores

Ano Número de vagas Último classificado (direto) Pontos
2021 9 (7 diretas) Bragantino 56
2020 8 (6 diretas) Fluminense 64
2019 8 (6 diretas) São Paulo 63
2018 8 (6 diretas) Grêmio 66
2017 8 (6 diretas) Flamengo 56
2016 8 (6 diretas) Atlético-MG 62

Fonte: ge

Obs: desde o início da Pré-Libertadores, em 2005, até 2015, eram só quatro vagas diretas para o Brasil.

O aproveitamento do Fluminense como mandante no Brasileiro atualmente é de 69%. Se mantiver este desempenho, o Tricolor somaria 10 dos 15 pontos restantes em casa. Nesse cenário, chegaria a 58 pontos e provavelmente teria que buscar pontos fora para almejar a vaga direta.

Fluminense inicia o primeiro dos últimos duelos no Maracanã nesta quarta-feira, quando recebe o lanterna Juventude às 19h (horário de Brasília), pela 28ª rodada do Brasileirão. Além dos cinco jogos que faltam em casa, o Tricolor também terá outras seis partidas como visitante até o fim do campeonato, contra: Atlético-MG, Atlético-GO, Avaí, Corinthians, Ceará e Bragantino.

« Voltar

CAMPEÃO

Aldeone explica como Sousa é campeão e agora quer acesso à Série C

EXPECTATIVA

Reunião na Prefeitura traz perspectiva de redução de custo de estádio do Fla

Veja também...

FÉ E DEVOÇÃO

Capela Santa Rita de Patos passa por reforma e fiéis podem colaborar

Creche Tia Luci passa por extensão para atender demanda de alunos do Residencial São Judas Tadeu I e II

NA PARAÍBA

[VÍDEO] Culto termina em confusão após mulher profetizar que religioso ‘estar em pecado’, na Paraíba