Risco de rebaixamento muda planos, e Flamengo botará time principal contra o Vasco
Por Globo Esporte Segunda-Feira, 19 de Janeiro de 2026
Ainda sem vencer no Campeonato Carioca, o Flamengo é o lanterna do Grupo B e neste momento briga contra o rebaixamento. A situação fez o clube mudar os planos, e alguns jogadores profissionais devem voltar a atuar na quarta-feira, no clássico contra o Vasco.
A ideia até este domingo era que Bruno Pivetti e o time sub-20 estivessem em campo nos clássicos contra o Vasco e o Fluminense — quarta e domingo, respectivamente. Com a vitória do Maricá sobre a Portuguesa na noite de domingo, o Flamengo avaliou o risco de precisar disputar o quadrangular contra o rebaixamento e mudou o planejamento.
Em 2026, o Carioca foi dividido em dois grupos de seis times. As regras do descenso estão explicadas a partir do artigo 13 do regulamento. Em resumo: os dois clubes com a pior campanha de cada chave vão jogar o quadrangular do rebaixamento, todos contra todos em dois turnos. Logo, cada time fará seis partidas. A pior equipe do quadrangular será rebaixada para a Série A2.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/M/b/BrecufRaOsLByvwTkyHw/8-4-.jpg)
Bruno Pivetti comanda o Flamengo contra o Bangu — Foto: Andre Durão
Se isso acontecer, o clube terá mais duas datas e isso afetaria o calendário do elenco profissional. O foco de Filipe Luís é na estreia no Campeonato Brasileiro, no dia 28, contra o São Paulo, mas o técnico vai liberar alguns jogadores do grupo principal para reforçar a equipe sub-20.
O Flamengo ainda não definiu quais jogadores irão para o jogo contra o Vasco. O regulamento da Ferj permite que os clube utilizem times reservas até a terceira rodada do Carioca.