Compartilhe

Saiba os motivos que fazem o Corinthians se sentir traído por Vítor Pereira

Por Globo Esporte    Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2022


O iminente acerto entre o técnico Vítor Pereira e o Flamengo causa irritação e frustração na diretoria do Corinthians, que havia oferecido uma renovação contratual ao português para a temporada de 2023 e ouviu dele que a saída seria apenas por motivos familiares.

Há vários motivos para fundamentar o sentimento de traição do Corinthians em relação a Vítor. Abaixo, o ge lista cinco dos que ouviu nos últimos dias.

Vítor Pereira, Filipe Almeida e jogadores do Corinthians no banco — Foto: Marcos Ribolli

Vítor Pereira, Filipe Almeida e jogadores do Corinthians no banco — Foto: Marcos Ribolli

 

Traição de "irmão"

 

Presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves conservou durante todo o período em que VP esteve no clube uma ótima relação com o português. Sem laços no país, o português foi tratado pelo presidente como um amigo pessoal. Ele via em Vítor um caminho encurtado para o sucesso em 2023, em busca de seu primeiro título na gestão, e sequer pensava em um plano B para o próximo ano.

A diretoria deu a Vítor tempo para pensar e repensar sobre seu futuro e tratou com respeito a questão familiar que parecia impedi-lo de continuar no Corinthians. Foram vários dias aguardando o anúncio da decisão, sem apressá-lo. O novo contrato ficou na mesa de VP por três semanas.

Na despedida, Duilio agradeceu ao "irmão". Todo esse tratamento de amigo deixa o presidente e quem trabalha com ele com o sentimento de traição e desrespeito pelo que foi construído na temporada. Todos acreditaram nas "questões familiares", mas hoje acham que era tudo uma desculpa.

Duilio Monteiro Alves, Vítor Pereira e Alessandro Nunes no CT do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Duilio Monteiro Alves, Vítor Pereira e Alessandro Nunes no CT do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

 

Carta branca para 2023

 

Vítor ficaria no Corinthians com liberdade para conduzir todo o planejamento, que já estava iniciado. Teria carta branca para montar o elenco que quisesse, promessa da cúpula para dar ao português a confiança de que o ano de 2023 poderia ser, sim, muito mais positivo do que foi 2022.

O treinador chegou a dizer que a temporada teria sido outra se Yuri Alberto, por exemplo, estivesse no elenco desde o início do ano. Portanto, foi passado ao português que o elenco não seria desmontado. Pelo contrário, receberia reforços.

 

Esforços por reforços

 

A diretoria do Corinthians estava disposta a fazer esforços financeiros para conseguir trazer ao menos quatro reforços para o treinador português – nomes que ele julgasse necessários. O Timão prometeu a VP que faria o possível para dar a ele um time com opções e mais competitivo.

Tudo isso seria feito em um ano em que a diretoria acredita que haverá mais dificuldades financeiras, já que o clube terá de voltar a pagar as parcelas do financiamento da Neo Química Arena.

O clube faria esforços para contratar em definitivo, por exemplo, Maycon, emprestado até o fim do próximo mês pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, além de Yuri Alberto, emprestado até o meio do ano pelo Zenit, da Rússia. Duas negociações consideradas caras, mas que agradavam ao técnico.

Réver e Yuri Alberto; Corinthians x Atlético-MG — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Réver e Yuri Alberto; Corinthians x Atlético-MG — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

 

Bancou técnico perante o elenco

 

Muitos jogadores do elenco não gostavam da forma de liderança de Vítor Pereira e da relação fria dele com o grupo. A diretoria, mesmo ciente disso, acreditava e aceitava como algo normal na relação profissional. Afinal, havia resultados em campo. Alguns líderes do time, porém, comemoraram quando não houve acerto para renovação.

 

Planejamento atrapalhado

 

Embora não admita publicamente, o Corinthians teve o planejamento prejudicado pela novela de Vítor Pereira. Os reforços para o próximo ano seriam indicações do treinador português e, sem ele, as buscas mudaram de direção. O elenco também não achou normal praticamente sair de férias sem ter a certeza de quais seriam os rumos a serem tomados para 2023.

Paralelo a isso, o clube acabou ficando para trás no mercado de técnicos. Juan Pablo Vojvoda renovou com o Fortaleza, Fernando Diniz encaminhou permanência no Fluminense, Odair Helmman foi anunciado pelo Santos, Eduardo Coudet pelo Atlético-MG, e o Timão não confiou nas opções de mercado restantes à disposição.

Agora com Fernando Lázaro, o Corinthians precisará também refazer toda sua comissão técnica com novas contratações e planejar novamente o que poderia já estar definido se houvesse a permanência de Vítor no Brasil. O preparador físico Flávio de Oliveira, por exemplo, retornará ao clube.

« Voltar

LIBERTADORES

Análise: Flamengo terá que trocar ciência por matemática

AMADORISMO

Abertas as inscrições para 3ª Edição do Campeonato Cinquentão de Patos

Veja também...

NO SERTÃO

Dia D de Proteção Animal: Prefeitura de Patos promove evento nesta sexta-feira (26)

NA PARAÍBA

Advogado é preso no Sertão em operação do Gaeco acusado de fraudar liberações de membros de facções

BRONCA

Cehap se pronuncia após invasão de apartamento à venda no São Judas Tadeu, em Patos