Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Justiça aceita recurso do Flamengo e revoga decisão sobre entrega da Taça das Bolinhas

Por Globo Esporte   Terça-Feira, 14 de Julho de 2026

Flamengo informou, nesta segunda-feira, que a Justiça Federal de São Paulo reconsiderou a decisão que determinava a entrega da Taça das Bolinhas ao São Paulo. A decisão acatou um recurso interposto pelo clube rubro-negro, que afirmou seguir "confiante no reconhecimento definitivo de seus direitos sobre o troféu".

A decisão é da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, que reconsiderou o caso a pedido do Flamengo. Ficou definido, ainda, que a competência para deliberar sobre o destino da Taça recai sobre a Justiça Federal do Rio de Janeiro. Desta forma, o troféu segue sob depósito da Caixa Econômica Federal.

Zico com a Taça das Bolinhas — Foto: Reprodução

Zico com a Taça das Bolinhas — Foto: Reprodução

A Taça das Bolinhas é objeto de disputa antiga entre Flamengo e São Paulo. A Confederação Brasileira de Futebol (então Confederação Brasileira de Desportos) determinou, em 1975, que o troféu deveria ser entregue ao primeiro clube a conquistar três títulos consecutivos ou cinco alternados do Campeonato Brasileiro.

O Flamengo entende ter cumprido os requisitos do penta com o título no Brasileirão de 1992, mas o caso se relaciona com o torneio de 1987. A CBF reconheceu o Flamengo como campeão de 1987 em 2011, mas uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018 fez do Sport o único campeão do ano. Desta forma, o São Paulo seria o primeiro pentacampeão após o título do Brasileirão 2007.

 

Leia a nota do Flamengo na íntegra:

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que a decisão da Justiça Federal de São Paulo que determinava a entrega da “Taça das Bolinhas” ao São Paulo Futebol Clube foi reconsiderada nesta segunda-feira (13/07), após recurso interposto pelo Flamengo.

Ao reexaminar o caso, a 12ª Vara Cível Federal de São Paulo revogou a ordem de entrega do troféu e indeferiu o pedido do São Paulo, reconhecendo que a competência para decidir sobre a destinação da Taça é da Justiça do Rio de Janeiro.

A Taça das Bolinhas permanece, portanto, sob depósito da Caixa Econômica Federal, exatamente como determinado pela Justiça fluminense. O Flamengo segue confiante no reconhecimento definitivo de seus direitos sobre o troféu."

« Voltar

Veja também...

EM ALTA

Bap elogia trabalho de Jardim no Flamengo: 'O que ele faz com o Lino é satisfatório'

Publicado em Terça-Feira, 14 de Julho de 2026
Bap elogia trabalho de Jardim no Flamengo: 'O que ele faz com o Lino é satisfatório'

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Annalisa Lopes

Annalisa Lopes: O tipo de lance que pede Replay

Publicado em Sexta-Feira, 10 de Julho de 2026
Annalisa Lopes: O tipo de lance que pede Replay