Flamengo planeja retorno de Léo Ortiz na terça, mas prioriza evitar riscos
Por O Globo Domingo, 23 de Novembro de 2025
Léo Ortiz não atua desde 29 de outubro, quando entrou em campo contra o Racing, pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores. O Flamengo tem o planejamento de contar com o retorno de seu zagueiro titular durante a próxima semana, na qual visita o Atlético-MG, pelo Brasileirão, na terça-feira (25), e faz a final do torneio continental, contra o Palmeiras, no sábado (29). No entanto, a utilização vai depender da evolução do jogador, e a prioridade é evitar riscos.
Ao mesmo tempo, em uma semana fundamental, essa volta pode estar mais próxima. Se o Flamengo vencer o Atlético-MG e o Palmeiras perder para o Grêmio, o time será campeão brasileiro com três rodadas de antecedência. Filipe Luís pode precisar rodar um pouco o elenco, o que ainda significaria a chance de Ortiz ganhar ritmo de jogo para a final da Libertadores. Um empecilho é o gramado sintético da Arena MRV.
Caso sua condição física ainda não permita, o próximo passo é a decisão em Lima. Na pior das hipóteses, Ortiz precisaria ir para o jogo no sacrífico.
— A intenção é que ele volte a campo. Teve uma lesão complicada, fez um sacrifício muito grande para estar no jogo contra o Racing. Nossa intenção é que volte a campo nesta semana. Vamos ver se tem condições ou não — disse Filipe Luís em coletiva.
Relembre
O atleta de 29 anos sofreu um estiramento ligamentar no tornozelo direito na vitória contra o Palmeiras, pelo Brasileiro, no dia 19 de outubro. O problema inspirava cuidados, mas ele jogou no sacrifício para ajudar a equipe a se classificar para a final da Libertadores.
Desde então, porém, a comissão técnica de Filipe Luís e o departamento médico adotaram cautela e deixaram o camisa 3 no "estaleiro". Ele não atuou nas últimas seis partidas: contra Sport (duas vezes), São Paulo, Santos, Fluminense e Bragantino. A defesa se tornou mais curta de opções e passou a sofrer mais gols — foram sete em quatro jogos —, mas a medida foi necessária por conta das dores do atleta.
Ontem, antes da vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino, o clube informou que ele não foi relacionado novamente para seguir "planejamento de recuperação estabelecido" pelo DM. Ele esteve presente no Maracanã e assistiu ao jogo em um camarote.
Léo Ortiz tem 52 jogos na temporada, com quatro gols e duas assistências, e é a principal dupla de Léo Pereira na zaga do Flamengo, além de permanecer como o terceiro jogador com mais minutos (4.393) no elenco em 2025. Sem ele, a primeira opção de substituto é Danilo, seguido pelos jogadores da base, como Cleiton e João Victor. Estes, porém, não estão no mesmo ritmo de jogo do restante do setor.