Flamengo recebe o Estudiantes na ida das quartas da Libertadores

Por Globo Esporte Segunda-Feira, 25 de Agosto de 2025
A mudança no calendário do futebol brasileiro anunciada pela CBF no sábado irritou os dirigentes do Flamengo. A entidade antecipou o fim do Brasileirão para 7 de dezembro e adiou a final da Copa do Brasil para o dia 21 do mesmo mês. O Rubro-Negro havia sido consultado sobre uma eventual mudança e, na ocasião, posicionou-se frontalmente contra a ideia.
Desde a eliminação da Copa do Brasil, o Flamengo planejava contar com as semanas livres durante as fases finais do torneio para melhor preparação para a reta final do Brasileirão e da Libertadores.
Por que o Flamengo não gostou da mudança?
Antes da mudança feita pela CBF no sábado, se um time brasileiro conquistasse a Libertadores teria que abrir mão da disputa da Copa Intercontinental ou da reta final do Brasileirão. A entidade faz questão de terminar o calendário em 2025 e não cogitou adiar as últimas rodadas para depois da Intercontinental, que acaba no dia 17 de dezembro, porque assim o torneio nacional só se encerraria em 2026.
Bap planeja nota oficial para demonstrar insatisfação com a CBF — Foto: Letícia Marques / ge
O diretor de competições da CBF, Julio Avellar, foi o responsável por enviar o ofício para os clubes informando da mudança. O mesmo dirigente havia consultado o Flamengo sobre a possibilidade de alteração do calendário. As respostas rubro-negras haviam sido contrárias, e o anúncio feito no sábado pela entidade irritou a diretoria rubro-negra.
Antes do jogo do Intercontinental Sub-20, entre Flamengo e Barcelona no Maracanã, o presidente Bap encontrou com o presidente da CBF, Samir Xaud, e reclamou da mudança.
Presidente da CBF, Samir Xaud entrega medalha do Intercontinental Sub-20 a Bap — Foto: Adriano Fontes / Flamengo
A crise nos bastidores entre Flamengo e CBF foi divulgada primeiro pela Band Sports e confirmada pelo ge. O clube planeja manifestar publicamente sua insatisfação com a confederação em nota oficial depois da partida desta segunda-feira, contra o Vitória, no Maracanã. A expectativa é que o técnico Filipe Luís também comente o assunto na entrevista coletiva pós-jogo.
O Flamengo é o líder do Brasileirão com 43 pontos, com dois pontos a mais e dois jogos a menos em relação ao vice-líder Cruzeiro. O Palmeiras é o terceiro colocado com 39 pontos, mas com uma partida a menos em relação ao Rubro-Negro.