
A solidez defensiva e a eficiência no ataque são trunfos do Flamengo para tentar voltar à liderança do Brasileirão neste domingo, quando enfrenta o Botafogo, às 18h30, no Maracanã. O time de Filipe Luís tem a defesa menos vazada e o melhor ataque entre as equipes da Série A em 2025.
Foram 56 gols marcados e 15 sofridos (saldo de 41) na temporada, contando os primeiros jogos do Campeonato Carioca, em que o time principal estava em pré-temporada nos Estados Unidos. Mesmo levando em consideração as partidas sob o comando de Filipe Luís, o Flamengo tem os melhores números: 48 gols marcados contra 10 sofridos - saldo de 38.
O vice-líder no ranking de saldo de gols é o Palmeiras, primeiro colocado do Brasileirão neste momento. O time paulista marcou 46 gols e sofreu 18 - o saldo é de 28 gols até aqui na temporada.
O desempenho do Flamengo no Brasileirão acompanha os números da temporada. O time sofreu apenas quatro gols e é o vice-líder no quesito, atrás do Palmeiras, que foi vazado três vezes. Mas no ataque está bem à frente dos adversários, com 17 gols marcados. Cruzeiro e Mirassol dividem o segundo melhor ataque do campeonato nacional, com 13 gols feitos.
O Rubro-Negro soma duas goleadas neste Brasileirão: 6 a 0 sobre o Juventude e 4 a 0 em cima do Corinthians, ambas no Maracanã. O Fla só sofreu dois gols em um mesmo jogo na derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, que foi seu único revés até o momento no torneio.
O Flamengo terá mais tempo nas próximas semanas para melhorar ainda mais seus números. Quatro dos próximos cinco jogos do time serão no Maracanã. A única viagem no meio do caminho é para São Paulo, em um voo de duração de menos de uma hora, para enfrentar o Palmeiras, no dia 25. O elenco ainda terá uma janela de 15 dias sem jogos para se preparar para a Copa do Mundo de Clubes, em junho, nos Estados Unidos.
Flamengo tem melhores defesa e ataque entre times da Série A em 2025 — Foto: André Durão
Uma vitória no clássico contra o Botafogo pode dar ao Flamengo a liderança do Campeonato Brasileiro, caso o líder Palmeiras, que também jogará às 18h30, tropece diante do Red Bull Bragantino. As equipes podem se igualar em número de pontos, mas o saldo rubro-negro é bem superior ao do time alviverde: 13 contra seis.
Se a liderança não vier neste domingo, poderá vir na rodada seguinte, quando Flamengo e Palmeiras se enfrentarão em São Paulo, no dia 25 de maio. A depender dos resultados da nona rodada, o confronto valerá a primeira colocação do Campeonato Brasileiro.
« Voltar