Compartilhe

São Paulo e Fla têm as torcidas mais femininas; Vasco é a mais masculina

Por O Globo    Terça-Feira, 29 de Julho de 2025


No Brasil, o universo do futebol continua sendo dos homens, como mostra o recorte por sexo da pesquisa O GLOBO/ Ipsos-Ipec. Entre todos os clubes citados, nenhum tem o percentual da torcida feminina superior ao da masculina. Os dados, porém, também apontam que alguns são mais “femininos” que outros. Das cinco maiores torcidas do país, o Flamengo desponta com quase 20% da preferência das mulheres. O São Paulo, por sua vez, surge numericamente em terceiro lugar — à frente do Palmeiras, que ocupa essa posição no geral e entre os homens.

 

Com a maior torcida do Brasil, o Fla figura bem nos dois segmentos, mas com leve viés masculino. O percentual de torcedores homens (22,8%) supera a média geral (21,2%); o das mulheres é de 19,7%. Proporcionalmente, é o clube com maior participação feminina dentro do top 5: elas são 48% do total da torcida.

O clube está de olho nelas no planejamento estratégico. Mas, para avançar, precisa ter em mãos o estudo de marca do Flamengo, que está em fase de elaboração.

— Estamos mapeando o perfil dos nossos fãs para diferenciar os nichos. Já chegamos a algumas conclusões iniciais. Vamos divulgá-las quando o trabalho estiver pronto. Sabemos que o público feminino é muito grande. Há algumas semelhanças entre homens e mulheres na forma como consomem o futebol, mas há diferenças importantes na maneira de se relacionar com o clube. Temos que fazer esse trabalho estratégico — analisa o vice-presidente de marketing do clube, Ricardo Hinrichsen.

 

Com 5,6% das mulheres e 7,2% dos homens, o São Paulo é o clube com a menor diferença percentual entre sexos dentro do top 5 das maiores torcidas. Em relação à pesquisa realizada em 2022, manteve o percentual feminino, mas viu o rival Palmeiras recuar de 6,2% para 5%, figurando em quarto lugar nesse recorte.

O tricolor paulista também é o vice-líder entre os times com maior proporção de mulheres em suas torcidas: 45%. Do outro lado, está o Vasco, com maior proporção de homens (67%) dos cinco primeiros lugares.

 

Nos últimos anos, o São Paulo tem tido um olhar especial para seu público feminino. O clube fez parcerias com aplicativos de transporte exclusivos para mulheres, que deram desconto nos trajetos de ida e volta ao Morumbis, criou um canal de denúncia, abriu o estádio como espaço de acolhimentos para vítimas de violência e para realização de exames de mamografia gratuitos.

Ainda assim, dados de outros estudos recentes mostram que o número de mulheres nos quadros de sócio-torcedor ainda é muito baixo. E isso não é exclusividade do São Paulo: o percentual geral gira em torno de 10% a 15%. A ocupação feminina nos estádios também é baixa, de 14%.

— O futebol sempre disse um grande “não” às mulheres, é um público rejeitado por muito tempo — aponta a socióloga Leda Maria da Costa, pesquisadora do Laboratório de estudos em Mídia e Esporte da UERJ.

Fora do top 5 — levando-se em consideração a margem de erro —, alguns dados chamam a atenção. O Santos, por exemplo, tem o maior viés masculino, com 3,1% das menções dos homens, mas apenas 1% de menções de mulheres, saindo da 10ª posição geral para a 12ª no ranking feminino.

A pesquisa foi realizada pela Ipsos-Ipec entre 5 e 9 de junho de 2025. Foram entrevistadas 2000 pessoas com 16 anos ou mais em 132 municípios brasileiros. Com nível de confiança de 95%, a margem de erro estimada para o total da amostra é de 2,2 pontos percentuais. Em alguns recortes, a soma pode ser maior que 100% porque foram considerados dois times como preferência.

« Voltar

Esportes

PERMISSÃO

Emerson Royal é regularizado no BID e já pode estrear pelo Flamengo

PESQUISA

Pesquisa Ipsos-Ipec: mais da metade do Norte e Centro-Oeste é Flamengo

DE CHEGADA

Samuel Lino é liberado pelo Atlético e desembarca no Rio nesta terça

BRASILEIRÃO

Análise: Flamengo esbarra em marcação do Atlético, mas vence e volta à liderança

Veja também...

OPERAÇÃO

Polícia prende em Minas foragido por crimes em Patos

PLANEJAMENTO

Prefeito de São Mamede reúne secretários para planejar atividades do 2º semestre

NA CADEIRA

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça