
Ainda dá? Veja o que o Flamengo precisa para conseguir se classificar no Carioca
Por Globo Esporte Segunda-Feira, 26 de Janeiro de 2026
O Flamengo precisou mudar o planejamento do início da temporada e antecipar a volta da cavalaria para tentar evitar um aumento do calendário em caso de disputa do quadrangular do rebaixamento do Campeonato Carioca. O time principal voltou e venceu o Vasco, mas a derrota para o Fluminense no último domingo deixou o clube muito ameaçado de viver o cenário que queria se livrar.
Com apenas quatro pontos e só mais um jogo para disputar na Taça Guanabara (a partida da quinta rodada foi antecipada e disputada com o sub-20), o Flamengo é atualmente o penúltimo colocado do Grupo B. Atrás do líder Botafogo, com nove; Madureira e Boavista, ambos com seis; e Nova Iguaçu, com os mesmos quatro pontos rubro-negros, mas com cinco gols a mais de saldo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/g/Y/0AApIATga16oRoBlqPlg/89.jpg)
Jogadores do Flamengo deixam o campo cabisbaixos após derrota no Fla-Flu — Foto: André Durão / ge
Hoje, o time precisa torcer para uma de três combinações de resultados para chegar ainda vivo na última rodada. Porém, o lanterna Maricá ainda joga nesta terça-feira, em casa, contra o Sampaio Corrêa. E basta um empate para ele passar os rubro-negros pelo saldo de gols. Se isso acontecer, o Flamengo vai precisar de duas de quatro combinações possíveis.
Madureira
- não pode fazer 2 pontos em 9 disputados;
- se fizer 1 ponto, Fla terá que tirar diferença no saldo (hoje de 5 gols)
Jogos:
Portuguesa (Conselheiro Galvão)
Vasco (São Januário)
Volta Redonda (Raulino de Oliveira)
Boavista
- não pode fazer 2 pontos em 6 disputados;
- se fizer 1 ponto, Fla terá que tirar diferença no saldo (hoje de 2 gols)
Jogos:
Sampaio Corrêa (Lourivaldão)
Bangu (Moça Bonita)
Nova Iguaçu
- não pode fazer 4 pontos em 9 disputados;
- se fizer 3 pontos, Fla terá que tirar diferença no saldo (hoje de 5 gols)
Jogos:
Volta Redonda (Laranjão)
Bangu (Laranjão)
Portuguesa (Luso-Brasileiro)
Maricá
- não pode fazer 5 pontos em 9 disputados;
- se fizer 4 pontos, Fla terá que tirar diferença no saldo (hoje de 2 gols)
Jogos:
Sampaio Correa (João Saldanha)
Volta Redonda (João Saldanha)
Fluminense (Maracanã)
✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp

Fluminense 2 x 1 Flamengo | Melhores momentos | 4ª rodada | Campeonato Carioca
Tanto Madureira quanto Nova Iguaçu ainda enfrentam a Portuguesa, lanterna geral da Taça Guanabara com apenas um ponto. Até por isso, a combinação que parece mais factível para o Flamengo é secar o Boavista, que tem só mais dois jogos para disputar e ambos fora de casa. Isso num cenário sem o Maricá.
Caso o Maricá ganhe do Sampaio Corrêa nesta terça, o clube comandado pelo ex-atacante rubro-negro Reinaldo dependeria de mais uma vitória nas suas últimas duas partidas, contra Volta Redonda e Fluminense, para terminar na frente do Flamengo. Apesar de serem confrontos considerados difíceis, o time tricolor já está virtualmente classificado e poderia poupar os titulares na rodada final.
Fla pode ser eliminado antes da última rodada?
Sim. Se o Madureira ganhar da Portuguesa em casa (nesta segunda) ou do Vasco em São Januário (no dia 2 de fevereiro); se o Boavista derrotar o Sampaio Corrêa fora (na sexta); e o Nova Iguaçu somar duas vitórias ou uma vitória e um empate nos dois jogos que faz em casa, contra Volta Redonda (nesta segunda) e Bangu (na sexta), o Flamengo não terá mais chances matemáticas de se classificar e precisará disputar o quadrangular do rebaixamento, em que um time cairá para a Série B.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/g/g/NjGYGWTkSlCJD4QCm05w/agif26012522125949.jpg)
Bruno Henrique em ação no Fluminense x Flamengo — Foto: Thiago Ribeiro / AGIF
Antes de saber se chegará vivo na última rodada do Carioca, que será só no dia 7 de fevereiro, o Flamengo faz dois jogos pelo Campeonato Brasileiro (São Paulo no Morumbis e Inter no Maracanã) e decide o título da Supercopa do Brasil contra o Corinthians no próximo domingo, no Mané Garrincha.